Radar do mercado

Potencial da Petrobras (PETR4), riscos para Oi (OIBR3) e mais destaques desta quarta (24)

24 maio 2023, 8:10 - atualizado em 24 maio 2023, 8:10
Petrobras, carteira, ações
O potencial da Petrobras (PETR4) na Margem Equatorial e os riscos para a Oi (OIBR3) são alguns dos destaques (Imagem: Bloomberg)

O valor que a Petrobras (PETR4) poderia ganhar com a exploração da foz do Rio Amazonas e os riscos de que a Anatel casse a concessão de telefonia fixa da Oi (OIBR3) são alguns dos destaques corporativos desta quarta-feira (24).

O mercado acompanha de perto o cabo de guerra envolvendo a exploração de petróleo na Bacia da Foz do Rio Amazonas, que ganha mais tensão com a perspectiva de a Petrobras recorrer ainda nesta semana contra a decisão do Ibama.

Apesar de o plano exploratório ainda estar em fases de estudo, a Matriz Equatorial é estratégica para a estatal e pode dar uma grande vantagem competitiva para a companhia no setor petrolífero, que caminha para o movimento global de transição energética.

A aposta na área é tão grande que a companhia estima que quase metade (49%) de seu capex (investimentos) exploratório para 2023-27 será voltado para a Margem Equatorial.

A conselheira da Petrobras que representa os empregados, Rosângela Buzanelli, defendeu em seu blog que a empresa seja a única operadora na Margem Equatorial brasileira, caso o Ibama conceda licença ambiental.

Ela afirmou que “tem plena confiança” na liberação do licenciamento, se a discussão ficar apenas no âmbito técnico.

OIBR3

A novela Oi, que parecia ter chegado ao fim, ganhou novos capítulos após a empresa entrar, novamente, em recuperação judicial.

Desde 2 de maio, quando a tele apresentou o pedido, novas notícias (nada animadoras) apareceram, entre elas o fato da Anatel ter aberto que pode, em um caso extremo, terminar com a cassação da sua concessão de telefonia fixa.

Segundo especialistas consultados pelo Money Times, porém, se caso a tele perder a concessão, isso não traria grande impacto para a empresa. Isso porque a telefonia fixa está em franca decadência.

PRIO3

A Lormont, que detinha 7,1% das ações da Prio (PRIO3) até a última sexta-feira, reduziu a participação na companhia a 3,6%, disse a empresa nesta terça (23).

O total de papéis detidos pela gestora passou de 62,8 milhões para 31,6 milhões. Ou seja, foi reduzido em 31,2 milhões.

Até então, a petrolífera informava que também faziam parte da sua base acionária a Aventti Strategic Partners (5,9%), BlackRock (5,0%) e outros acionistas (77,1%).

ENAT3

Enauta (ENAT3) confirmou nesta terça-feira (23) a existência de petróleo em uma nova acumulação, Atlanta NE, na área em implantação do Sistema Definitivo do Campo de Atlanta. 

Em fato relevante divulgado ao mercado, a companhia informou que foi concluída a perfuração e perfilagem do poço piloto 9-ATL-8DP e identificou óleo em intervalo de 57m (profundidade medida) com “excelentes propriedades petrofísicas”. A acumulação se situa em profundidade de 2.644m.

Pelas estimativas da petroleira, os recurso in place da acumulação superam 230 milhões de barris de óleo.

CPLE6

A  Copel (CLPE6) anunciou nesta terça-feira que recebeu aval para um investimento potencial de 204,6 milhões de reais para implantar melhorias e reforços em seus ativos de transmissão, segundo comunicado publicado no Diário Oficial da União (DOU). 

A empresa recebeu autorização para que sua subsidiária, a Copel GeT, realize melhorias em suas instalações de transmissão. Além disso, a Costa Oeste Transmissora de Energia, também subsidiária da empresa de energia, obteve autorização para realizar reforços na subestação 230 kV Umuarama Sul, localizada no Estado do Paraná.

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar