Possibilidade de reviravolta em planos fiscais britânicos anima mercados
A primeira-ministra do Reino Unido, Liz Truss, está repensando planos de corte de impostos que levaram a uma turbulência nos mercados, com uma possível reviravolta na tributação empresarial, informou a mídia britânica nesta quinta-feira, embora o gabinete dela tenha dito que não haverá mudanças.
O pacote econômico de Truss, anunciado no mês passado, causou uma liquidação no mercado de títulos do governo britânico, com alguns investidores e parlamentares do Partido Conservador pedindo que ela revertesse um plano de 43 bilhões de libras (48 bilhões de dólares) em cortes de impostos que não seriam compensados, incluindo a intenção de manter o imposto sobre as empresas em apenas 19%.
A Sky News citou fontes dizendo que estão em andamento discussões sobre a possibilidade de descartar algumas partes do plano, e o jornal Sun disse que Truss agora está considerando aumentar o imposto sobre as empresas.
Não ficou claro se alguma decisão foi tomada.
A libra –que caiu acentuadamente desde que Truss emergiu como a favorita para se tornar primeira-ministra, em agosto– saltava em relação ao dólar, e os preços dos títulos do governo britânico recuperavam algumas das perdas sofridas desde o anúncio do “miniorçamento”, no dia 23 de setembro.
As ações dos EUA ficavam a caminho de abrir em alta na esteira das notícias.
Siga o Money Times no Instagram!
Conecte-se com o mercado e tenha acesso a conteúdos exclusivos sobre as notícias que enriquecem seu dia! Todo dia um resumo com o que foi importante no Minuto Money Times, entrevistas, lives e muito mais… Clique aqui e siga agora nosso perfil!