Posse de Lula: Veja como será o esquema de segurança em Brasília
No dia 1º de janeiro, o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva toma posse e o governo já tem todo um protocolo de segurança para garantir a proteção de autoridades e população que estará em Brasília, além do patrimônio público.
Segundo a Secretaria de Segurança Pública do DF (SSP-DF), 100% do efetivo das forças de segurança vão atuar no domingo. Além disso, manifestantes bolsonaristas não terão acesso à área central de Brasília.
Veja como será o esquema de segurança da posse de Lula
Reforço
A SSP-DF afirma que o policiamento será reforçado em toda a Capital e contará com ajuda da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF).
Além disso, haverá unidades especializadas da PM e da Polícia Civil (PCDF). Também estão escaladas tropas de choque, cavalaria, operações aéreas, policiamento com cães e operações especiais caso seja necessário apoio.
Já os prédios públicos contarão com segurança própria. As estações de Metrô-DF, a Rodoviária do Plano Piloto e o Aeroporto Internacional de Brasília contarão com reforço policial.
O Planalto será monitorada pelas forças de segurança por meio de imagens de câmeras e drones.
Praça dos Três Poderes
O acesso à Praça dos Três Poderes, onde acontece a cerimônia oficial, será controlado. A PM montará bloqueios e pontos de revista nas principais vias da Esplanada dos Ministérios.
A entrada para acompanhar a cerimônia poderá ser feita até 12h30, sendo que foi determinado um limite de 30 mil pessoas. Serão montados ambulatórios no local.
Vale lembrar que será realizado o Festival do Futuro. A festa da posse será realizada nos quadrantes dois e três da Esplanada. Os shows começam às 10h, fazem uma pausa para acompanhar a cerimônia oficial e retornam às 18h30.
Posse de Lula: Veja o que Janja está preparando para dia 1º de janeiro
Itens proibidos na posse
Entre os itens proibidos durante a posse, estão:
- Armas brancas
- Armas de fogo
- Objetos pontiagudos
- Garrafas de vidro e latas
- Hastes de bandeiras
- Espetos de churrasco
- Apontador a laser
- Armas de brinquedo, réplicas ou simulacros
- Barracas e tendas
- Fogões
- Fogos de artifício e artefatos explosivos
- Dispositivos de choque elétrico ou sonoros (como megafone)
- Substâncias inflamáveis (incluindo álcool líquido)
- Drogas ilícitas
- Drones
- Animais (exceto cães-guia)
- Quaisquer outros materiais que coloquem em risco a segurança das pessoas e do patrimônio
O público poderá levar água e alimentos, mas a recomendação é de utilizar embalagens de plástico transparentes para facilitar a revista.