Política

Posicionamento do governo brasileiro vai atrapalhar exportações, diz Paim

24 jun 2019, 16:03 - atualizado em 24 jun 2019, 16:03
Segundo Paim, já existe uma movimentação internacional exigindo que a União Europeia não contribua com criação de uma zona de livre comércio com o Mercosul  (Imagem: Waldemir Barreto/Agência Senado)

O senador Paulo Paim (PT- RS) criticou nesta segunda-feira (24), em Plenário, o posicionamento do governo quanto a alguns temas que envolvem direitos humanos e meio ambiente.

Segundo Paim, já existe uma movimentação internacional exigindo que a União Europeia não contribua com criação de uma zona de livre comércio com o Mercosul por causa da perseguição de minorias que acontece no Brasil.

Além disso, ONGs estão fazendo campanha em prol de um certificado legal, atestando que produtos brasileiros exportados não contribuem para o desmatamento e grilagem de terras no país. E ainda, disse o senador, cobram o compromisso assumido com o Acordo de Paris sobre mudanças climáticas.

— Numa época de tanto desemprego, esse boicote, se acontecer, por parte dos países europeus e o Canadá, realmente é preocupante. Creio que essa situação constrangedora para nosso país […] coloca em xeque a nossa real capacidade de captar investimentos externos — afirmou.