BusinessTimes

Portugal se aproxima de acordo para assumir controle da TAP, dizem fontes

02 jul 2020, 11:29 - atualizado em 02 jul 2020, 11:29
TAP aviação
Portugal atualmente detém uma participação de 50% na TAP (Imagem: REUTERS/Regis Duvignau)

O governo de Portugal e os acionistas privados da companhia aérea TAP estão perto de um acordo que daria ao país uma participação controladora e evitaria uma estatização em grande escala da companhia, disseram duas fontes com conhecimento das negociações.

Portugal atualmente detém uma participação de 50% na TAP.

Uma das fontes disse que as negociações se aceleraram nas primeiras horas desta quinta-feira, levando a acordo preliminar no qual o empresário da aviação brasileiro-americano David Neeleman deixaria de ser acionista da TAP, enquanto o empresário português Humberto Pedrosa continuaria como investidor na empresa.

Neeleman e Pedrosa são os dois parceiros do consórcio Atlantic Gateway, que detém 45% da companhia aérea e até agora resistiram aos planos do governo de conceder à TAP um empréstimo de resgate de 1,2 bilhão de euros que implicaria em uma maior participação do governo na empresa.

A Comissão Europeia aprovou o resgate da companhia no início deste mês.

Uma segunda fonte disse que o acordo estava quase fechado, faltando apenas alguns detalhes, principalmente sobre o aumento exato da participação do Estado e a participação final de Pedrosa.

O Ministério da Infraestrutura de Portugal se recusou a comentar.

Para chegar a um acordo, o governo português conseguiu convencer a companhia aérea brasileira Azul, fundada e parcialmente controlada por Neeleman, a renunciar ao seu direito de converter um empréstimo de 90 milhões de euros concedido em 2016 em ações da TAP, disse uma das fontes.

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar