Portugal: Recuperação do PIB pode aumentar oferta de empregos no país; entenda
O turismo em Portugal, que estava relativamente estagnado por impacto da pandemia, está voltando a se mostrar um pilar importante da economia nacional.
Para Patricia Valentim, diretora-executiva da CV Assessoria Internacional, a recuperação do setor está maior do que os níveis pré-pandêmicos, além de representar aumento considerável em relação aos anos anteriores.
- Você está satisfeito com a sua carreira? Baixe o guia especial gratuito do Money Times para saber como você pode alcançar cargos mais altos e conseguir promoções melhores na sua área de atuação.
Contudo, o Consumo de Turismo no Território Econômico (CTTE) representa 15,8% do PIB.
“O turismo é um fenômeno multidisciplinar com impactos relevantes nas esferas social, ambiental e econômica globalmente. Sua importância tem se consolidado ao longo dos anos, desempenhando um papel fundamental na criação de empregos e no desenvolvimento de comunidades e territórios”, diz.
Portugal tem economia valorizada, além da criação de empregos
Segundo relatório do World Travel & Tourism Council (WTTC), o turismo no país contribuiu com 19,1% para o Produto Interno Bruto (PIB) em 2018.
Já em 2019, antes da pandemia, as Viagens e Turismo (incluindo os seus impactos diretos, indiretos e induzidos) representavam 10,5% de todos os empregos (334 milhões) e 10,4% do PIB global (10,3 biliões de dólares). Os gastos dos visitantes internacionais totalizaram US$ 1,91 trilhão.
Devido a esse desempenho, Portugal elevou-se ao quinto lugar na Europa, em termos de dependência do turismo, com uma contribuição de $ 45 bilhões.
Isso porque, apesar dos desafios trazidos pela pandemia, em 2022, o setor gerou um impacto direto e indireto de 29,2 bilhões de euros para o PIB, representando 12,2% do total nacional, segundo dados do Instituto Nacional de Estatística (INE).
Essa indústria também representou 8,9% do Valor Acrescentado Bruto (VAB) nacional, destacando sua importância como um motor econômico.
“Com a crescente demanda por serviços turísticos, a necessidade de recursos humanos qualificados em diversas áreas do segmento é mais evidente do que nunca”, afirma a especialista.
O setor turístico global ainda viu um aumento de 22 milhões de empregos em 2022, um crescimento de 7,9% em relação a 2021. O turismo em Portugal empregou indiretamente 950 mil pessoas, aumento de 5,6% em relação ao ano anterior. Esta expansão do emprego destaca a recuperação do turismo e a sua capacidade de adaptar-se e prosperar, mesmo em face de adversidades significativas.
Para Valentim, o impacto do setor transcende as fronteiras econômicas, criando uma cascata de oportunidades de investimento e desenvolvimento sustentável em todo o país. “É uma verdadeira força motriz que reforça a economia, a cultura e o espírito inovador portugueses”, pontua.
Ao ser eleito como o melhor destino de viagem na Europa em 2021, Portugal se tornou um local ainda mais atrativo para investimentos no setor. Valentim recomenda que, antes de optar por um nicho específico de turismo para apostar, é essencial compreender a diversidade de estilos que o país tem a oferecer.
A ascensão de Portugal como um dos líderes do turismo na Europa reflete um compromisso contínuo com a excelência e a inovação no setor.