Do Brasil para o mundo

Portugal: Mudança na lei de concessão de cidadania beneficiará brasileiros; entenda

14 fev 2024, 12:30 - atualizado em 12 fev 2024, 13:01
Portugal, Cidadania Portuguesa, Internacional, Lei de Nacionalidade
Portugal aprova adição de artigo na Lei da Nacionalidade (Imagem: Eliens/Pixabay/Canva)

O Parlamento de Portugal aprovou uma mudança na concessão de cidadania dentro da Lei da Nacionalidade. No caso, durante a décima revisão da Lei 37/81, foi incluído o Artigo 15º — no qual modifica como é contabilizado o prazo de residência para efeito de solicitação da nacionalidade portuguesa.

Anteriormente, era feito com base na autorização de residência. Esse método era considerado injusto, visto que o prazo entre a solicitação da residência e obtenção da mesma não era contabilizado.

Já o período de residência legal exigido, que é de cinco anos, não foi alterado.

  • Salários altos e ‘chuva de vagas’ ainda é realidade no mercado de T.I.? Especialista fala sobre o panorama para 2024 e dá dicas para quem tem interesse em migrar para o setor. Confira a entrevista completa:

Portugal: Mudanças na Lei da Nacionalidade

Wilson Bicalho, advogado especialista em imigração e CEO da Bicalho Consultoria em Portugal, afirma que o atraso nas análises dos processos gerou acúmulo de pedidos e fez com que muitos brasileiros que aguardavam anos pelo documento oficial não tivessem esse tempo de espera incluído na contagem dos cinco anos de residência legal.

Segundo a Consultoria, mais de 150 mil processos de autorizações de residência estavam em estado de espera. Com a mudança, a maioria de brasileiros poderá ter esse processo realizado de forma mais rápida.

“Por exemplo, se alguém manifestar interesse hoje, mas receber a autorização daqui a dois anos, esses dois anos serão agora considerados nos cinco exigidos para a cidadania”, aponta Bicalho. “Essa mudança é um marco para os brasileiros que enfrentavam obstáculos no processo. Agora, os anos de espera pela autorização serão contabilizados, tornando o processo mais justo e acessível”, completa.

Quem pode solicitar?

A cidadania portuguesa pode ser requerida por descendência, casamento ou por tempo de residência:

  • Cidadania por descendência: concedida apenas para descentes diretos de portugueses, sem distinção de gênero;
  • Cidadania por casamento: quem é casado ou vive em união estável com um português há, pelo menos, três anos, pode requerer a cidadania, caso tenha filhos, esse prazo cai pela metade;
  • Cidadania por residência: pessoas que residem em Portugal legalmente há mais de cinco anos podem ser naturalizados portugueses.

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram
Estagiária
Estudante de jornalismo na Universidade São Judas Tadeu, tem habilidades em edição de imagens e vídeos além da paixão pelo meio de comunicações. Estuda inglês e está em busca da fluência.
vitoria.pitanga@moneytimes.com.br
Linkedin
Estudante de jornalismo na Universidade São Judas Tadeu, tem habilidades em edição de imagens e vídeos além da paixão pelo meio de comunicações. Estuda inglês e está em busca da fluência.
Linkedin
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar