Portugal inclui taxação de criptomoedas em proposta para orçamento de 2023
O governo de Portugal propôs cobrar um imposto de 28% sobre criptomoedas, na versão preliminar do orçamento para 2023, divulgado nessa segunda-feira (10).
O imposto se aplicaria somente a criptomoedas adquiridas há menos de um ano, enquanto ganhos obtidos com criptomoedas adquiridas há mais de um ano se manteriam isentos.
Transações gratuitas de criptomoedas também teriam impostos, e uma taxa de 4% se aplicaria a comissões cobradas por intermediários.
Portugal já rejeitou outras propostas
O orçamento ainda está sujeito a discussões e aprovação pelo Parlamento de Portugal nas próximas semanas. Dado que o partido governante tem maioria absoluta, ele tem o poder de aprovar o orçamento.
O Parlamento português derrubou duas propostas de partidos políticos minoritários para cobrança de impostos sobre criptomoedas, durante uma sessão de votação para o orçamento de 2022, em maio.
No início daquele mês, o ministro das finanças de Portugal, Fernando Medina, declarou seu compromisso em começar a taxação de criptomoedas, afirmando que o governo trabalharia na estrutura regulatória para isso. Ele também declarou que não deveria haver quaisquer “lacunas” que resultassem em certos ganhos não sendo taxados no país.
O governo de Portugal disse que essas medidas forneceriam um senso de “segurança e certeza legal”, ao criar uma estrutura para “abrigar a criptoeconomia”.
Siga o Crypto Times no Instagram!
Fique por dentro de tudo o que acontece no universo cripto de forma simples e prática! Todo dia conteúdos recheados de imagens, vídeos e muita interação. Desde as principais notícias no Brasil e no mundo até as discussões do momento. Você terá acesso ao mundo das criptomoedas, finanças descentralizadas (DeFi), NFTs, Web 3.0 e muito mais. O universo cripto não tem idade, é para você! Conecte-se com o Crypto Times! Siga agora o nosso perfil no Instagram!
Disclaimer
O Money Times publica matérias informativas, de caráter jornalístico. Essa publicação não constitui uma recomendação de investimento.