Transportes

Porto de Santos tem movimentação recorde no 1º semestre puxado por commodities agrícolas

14 jul 2020, 14:20 - atualizado em 14 jul 2020, 14:20
Porto de Santos, Grãos Soja
Os embarques de açúcar dispararam 40% no período, a 8,7 milhões de toneladas (Imagem: REUTERS/Paulo Whitaker)

O porto de Santos registrou entre janeiro e junho de 2020 um recorde semestral de movimentações, atingindo a marca de 70,3 milhões de toneladas, impulsionado principalmente pelas exportações de commodities agrícolas, informou a Santos Port Authority (SPA) nesta terça-feira.

O volume representa um avanço de 10,6% na comparação anual, com altas de 13,9% nas exportações e de 2,6% nas importações, segundo comunicado da autoridade portuária, que destacou resultados positivos inclusive nos segmentos mais afetados pela pandemia de coronavírus, como o de contêineres.

Em termos de exportações, os embarques de açúcar dispararam 40% no período, a 8,7 milhões de toneladas, enquanto as exportações do complexo soja bateram 22,8 milhões de toneladas, alta de 27% no ano a ano. Santos é o principal porto do Brasil para embarques dos dois produtos.

Os embarques de commodities do Brasil têm sido estimulados pelo câmbio favorável e uma firme demanda chinesa, especialmente por soja, principal produto de exportação do país. No caso do açúcar, o Brasil também ampliou suas exportações em momento de menor oferta em outros países competidores, o que chegou a gerar filas e espera para os despachos.

No fronte da importação, o porto verificou no semestre altas de cerca de 30% nos desembarques de adubo, a 2,7 milhões de toneladas, e de óleo diesel e gasóleo, a 1,4 milhão de toneladas.

“Os bons números do porto refletem a pujança do agronegócio e o efeito favorável do câmbio para as exportações. No acumulado do ano, também o contêiner, que movimenta as cargas de maior valor agregado e as mais afetadas pela pandemia, registra avanço importante”, disse em nota o presidente da SPA, Fernando Biral.

Considerando apenas junho, Santos registrou seu quinto recorde mensal consecutivo, movimentando 12,3 milhões de toneladas, avanço de 6,2%.

Caminhões Transportes Logística
No fronte da importação, o porto verificou no semestre altas de cerca de 30% nos desembarques de adubo, a 2,7 milhões de toneladas, e de óleo diesel e gasóleo, a 1,4 milhão de toneladas (Imagem: Reuters/Paulo Whitaker)

Apesar de um nível menor de desembarques ante junho de 2019, as exportações — novamente puxadas por commodities agrícolas — permitiram o resultado.

Os embarques em junho totalizaram 9,4 milhões de toneladas, alta de 14,6% no ano a ano; os desembarques somaram 2,8 milhões de toneladas, queda de 14,3%, apontou a SPA.

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar