Porto argentino para grãos está perto de retomar atividade normal após tempestade

A atividade no porto para grãos de Bahia Blanca, na Argentina, começou a se normalizar nesta segunda-feira (10), depois que uma forte tempestade interrompeu as operações na sexta-feira, disse um membro do conselho portuário à Reuters.
Espera-se que os terminais voltem a operar normalmente na terça-feira, acrescentou a autoridade do porto.
A cidade portuária de Bahia Blanca, a sudoeste da capital Buenos Aires, abriga o segundo maior terminal de grãos da Argentina, embora bem atrás do conglomerado portuário de Rosário, na província de Santa Fé.
- E MAIS: Santander, Itaú, Bradesco, Banco do Brasil, qual a melhor ação de banco para investir após o 4T24?
Na sexta-feira, mais de 300 milímetros de chuva caíram em poucas horas em Bahia Blanca, causando graves inundações que mataram pelo menos 16 pessoas e deixaram graves danos estruturais na cidade localizada a cerca de 600 quilômetros da capital.
“Estima-se que amanhã (terça-feira) o porto estará 100% operacional porque os caminhões de grãos já estão entrando”, disse Dolores Valdemoros, membro do conselho de administração do Porto de Bahia Blanca, em uma entrevista.
“Os navios estão começando a entrar. Eles estão fazendo alguns testes para ver se está tudo bem”, acrescentou.
Na Argentina, um importante exportador global de grãos, muitos navios concluem seu carregamento em Bahia Blanca depois de passar por Rosário.
Em janeiro, 980.460 toneladas métricas de grãos foram carregadas em Bahia Blanca, de acordo com dados do porto.