Porsche prepara entrada no mercado de veículos voadores
A fabricante alemã de veículos Porsche está se preparando para entrar no mercado de veículos voadores de passageiros, informa a Reuters neste sábado citando a revista alemã Automobilwoche. A intenção é de conferir aos passageiros algum tipo de controle sobre o carro, mas sem a exigência de licença para pilotar aeronaves devido ao elevado nível de automatização.
Gostou desta notícia? Receba nosso conteúdo gratuito
O anúncio agrega mais um competidor para este mercado em desenvolvimento que já conta com grandes participantes globais. Em abril do ano passado, a Embraer (EMBR3) e o Uber iniciaram um projeto que almeja ter voos experimentais de carros voadores já em 2020, com a operação comercial prevista para 2023.
A empresa brasileira pretende criar todo o projeto da aeronave, fabricá-la e ficar responsável pela manutenção, além do controle aéreo. O Uber ficará responsável pelo sistema que receberá os pedidos de deslocamento dos passageiros, informou o Estadão em uma reportagem publicada à época.
Além disso, a Airbus também trabalha em pesquisas na área. No ano passado, a empresa revelou um projeto com a Italdesign para o veículo “Pop Up”, cuja parte voadora se desligaria do chassi para desviar do tráfego ao ser acoplada em um drone (veja o vídeo).
O projeto mais concreto até agora, contudo, é o Pal-V. O protótipo Liberty será apresentado em um evento automotivo em Genebra na segunda-feira.