Porsche lança off-road 911 Dakar de US$ 222.000 em Los Angeles
A Porsche finalmente fez um 911 off-road moderno.
O Porsche 911 Dakar estreou em 16 de novembro durante uma apresentação privada no Los Angeles Auto Show.
A marca alemã envia seus carros esportivos para terrenos off-road desde o início dos anos 60, quando os pilotos Vic Elford e Herbert Linge pilotavam 911s em ralis.
Em 1968, um 911 T venceu o Rali de Monte Carlo.
Muitas montadoras independentes, como a Baja 911 e a Lee Keen Porsches há muito tempo transformam 911s para terrenos difíceis.
Este mês, dois 911s de projeto especial escalaram o Ojos del Salado no Chile, o vulcão mais alto do mundo.
Mas esta é a primeira vez nos últimos anos que a Porsche construiu um carro oficial com capacidade off-road para venda a clientes em todo o mundo.
Com um preço de $ 222.000, 2.500 deles serão vendidos globalmente, disse um porta-voz na quarta-feira.
Considerando que o Baja 911 custa quase US $ 700.000, e off-roads que vencem corridas, como a King of the Hammers, podem custar quase US $ 1 milhão, até que o preço não parece tão alto.
Há um motivo para a Porsche estar lançando seu 911 off-road agora.
De acordo com um porta-voz do evento em Los Angeles, a Porsche viu um “apetite claro e demonstrado” por esse tipo de carro esportivo que aguenta uma surra e segue em frente.
Isso fica evidente no Instagram, onde entusiastas postam milhares de fotos deles acampando, esquiando, pescando e fazendo trilhas com seus 911s.
“Eles nos influenciaram porque somos todos fãs da Porsche e ouvimos nossa base de fãs”, disse Frank Moser, vice-presidente da linha 911, durante a prévia.
O 911 Dakar estreou com a mesma pintura do carro que venceu o Paris-Dakar de 1984, que foi o primeiro Porsche 911 a usar um sistema de tração nas quatro rodas.
A Porsche espera que até 80% dos pedidos do 911 Dakar selecionem a pintura especial, de acordo com várias fontes próximas ao assunto.
Um porta-voz preferiu não dizer quanto custaria a pintura opcional, mas observou que exigiria 30 horas adicionais de tempo de produção e que o preço refletiria isso.
O 911 Dakar usa o mesmo motor Boxer 3.0 biturbo do 911 GTS, mas fica 50 milímetros (2 polegadas) mais alto que um 911 Carrera; um sistema de elevação que vem de fábrica eleva a frente e a traseira do carro em 30 milímetros adicionais.
A soma de ambas as elevações atinge uma altura e ângulos de rampa semelhantes a um SUV normal.
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