Porsche apresenta modelo totalmente elétrico de US$ 185 mil
A Porsche escolheu as Cataratas do Niágara, um parque eólico chinês e uma fazenda solar na Alemanha para apresentar seu primeiro carro esportivo totalmente elétrico, destacando o papel do novo Taycan em tornar a controladora Volkswagen na líder global em vendas de veículos movidos a bateria.
Depois de um começo turbulento do e-Tron, da Audi, também controlada pela Volks, o Taycan, com a versão top Turbo S saindo por US$ 185 mil, é, por enquanto, o símbolo do enorme esforço da Volks para superar a pioneira em carros eletrônicos Tesla. Os primeiros modelos foram apresentados na quarta-feira em eventos simultâneos em seus três maiores mercados.
“É um verdadeiro Porsche”, disse o presidente da marca, Oliver Blume, durante o evento na Alemanha, que revelou uma versão branca do sedã. “Mas é diferente de tudo o que fabricamos nos últimos 70 anos. A Porsche está se posicionando para um futuro sustentável.”
Apesar de toda sua força de engenharia como a maior montadora do mundo, a Volks enfrentou desafios para segurar a marcha da Tesla. A estreia do e-Tron, que compete com o utilitário esportivo Model X, foi marcada por atrasos e um recall. Enquanto isso, o presidente da Tesla, Elon Musk, decidiu apostar em uma faixa de preços mais barata com o Model 3, que começou a ser vendido na Europa este ano e cuja produção começa em breve na China.
Versões mais caras
Como a Tesla com o Model 3, a Porsche está lançando versões mais caras do Taycan primeiro, começando com o Turbo S e o Turbo, que será vendido por US$ 150,9 mil. A versão básica do carro deve custar menos de US$ 100 mil, e um derivado do Gran Turismo começará a ser vendido no fim de 2020.
O carro vai gerar uma “boa margem” com as versões mais sofisticadas, disse Blume em entrevista à Bloomberg TV. Os retornos não serão tão altos quanto em outros modelos, “mas isso é um começo para a mobilidade eletrônica”.