Porquinho cheio: Palmeiras lidera lista de líderes de consumo das torcidas do Brasil; veja top 5
O Palmeiras oficializou a conquista do Campeonato Brasileiro de 2023 na última quarta-feira (6), em uma das edições mais disputadas dos últimos anos, definida apenas na rodada final e que foi chamada pelo clube de “Virada Heroica”.
Ao longo do campeonato e especialmente na reta final, as torcidas dos times de futebol exerceram um papel decisivo para apoiar os clubes na busca pela taça. Um estudo do Itaú Unibanco mostrou que a torcida do Palmeiras, além de comemorar o título, também figurou entre as campeãs de consumo.
De acordo com o levantamento, ao longo do torneio, os palmeirenses foram os torcedores que mais realizaram compras relacionadas aos clubes, em transações que englobam gastos com sócio-torcedor, estádio (tanto de ingressos quanto de consumo), compras em lojas oficiais dos times e no site oficial.
- Por que é hora de vender Santander (SANB11)? Larissa Quaresma, analista da Empiricus Research, recomenda outro bancão preferido para investir agora no Giro do Mercado desta quarta-feira (13), saiba mais clicando aqui:
O estudo contempla as transações realizadas com cartões de crédito do Itaú entre janeiro e outubro de 2023.
Se considerados os seis clubes que ainda tinham chances de título na reta final do campeonato, a torcida do Palmeiras foi a que teve o maior número de compras em 2023, sendo responsável por 50% do total relacionado a esses times. O Flamengo vem em segundo lugar, com 27,6%, seguido de Grêmio (8,7%), Botafogo (7,6%), Atlético-MG (5,1%) e RB Bragantino (1%).
Porém, considerado o valor total gasto pelos torcedores com os times, a disputa foi mais equilibrada, sendo o Palmeiras o vice-campeão, atrás apenas do Flamengo.
Os rubro-negros conquistaram a liderança no valor consumido pelos torcedores, com 35% do total gasto pelas torcidas em 2023, considerando os mesmos seis times. Por outro lado, o Palmeiras ficou com 30,6%, seguido de Atlético-MG, com 14,8%, Botafogo, com 10,8%, Grêmio, com 8,3%, e RB Bragantino, com 0,5% do total.
Entretanto, na comparação com o mesmo período de 2022, o Flamengo teve queda no total gasto por seus torcedores, de 19,5%, enquanto o Palmeiras teve uma alta de 14,6.
Ainda em comparação com o ano anterior, a torcida do Palmeiras também apresentou crescimento de 13% no número de transações relacionadas ao clube, com um ticket médio de R$ 99 por transação.
“O futebol é uma paixão nacional, e sabemos que o momento de um determinado time impacta na relação da torcida com o clube. Isso nos levou a buscar entender como tem sido o comportamento de seus hábitos de consumo relacionados aos times para os quais eles torcem É natural que os times com as maiores torcidas – aqui, Flamengo e Palmeiras – liderem o consumo de seus torcedores, mas é bastante interessante ver o poder de consumo de uma torcida quando o time tem bons resultados e chances de título, como no caso do Botafogo”, afirma Moisés Nascimento, diretor do Itaú Unibanco.