Por que Warren Buffett vendeu suas ações da Apple?
Durante o final de semana, aconteceu a tradicional reunião anual da Berkshire Hathaway e Warren Buffett aproveitou para divulgar que voltou a vender as ações que a empresa tem da Apple.
A Berkshire Hathaway fechou o primeiro trimestre de 2024 com uma participação de US$ 135,4 bilhões da Apple, o que representa cerca de 790 milhões de ações. Trata-se de uma redução de 13% na participação da gigante da tecnologia, sendo que até o ano passado a participação era de US$ 174,3 bilhões (905 milhões de ações).
- LEIA TAMBÉM: Apple, Microsoft e outras 8 ações americanas para comprar agora. Clique aqui pra descobrir as melhores ações americanas selecionadas pela Empiricus Research.
Este já é o segundo trimestre consecutivo que Buffett reduz a participação na Apple. No quarto trimestre de 2023, a empresa d vendeu cerca de 10 milhões de ações, o que, na época, representava de 1% de sua participação.
Apesar da venda das ações, Buffett elogiou a Apple, dizendo que a fabricante do iPhone “ainda melhor” do que a American Express e a Coca-Cola — empresas que ele também possui negócios — e que é “extremamente provável” que a companhia de tecnologia continue a ser a maior participação em seu conglomerado.
Vale lembrar que a Apple é uma das empresas favoritas do “Oráculo de Omaha”, sendo que ele já chegou a dizer que considerava a gigante da tecnologia de seu segundo negócio mais importante, depois do grupo de seguradoras da Berkshire.
Segundo ele, o movimento foi feito por razões fiscais após “ganhos consideráveis” nos últimos anos. Ele também disse acreditar que os impostos devem subir nos próximos anos para financiar o crescente déficit fiscal dos Estados Unidos.
*Com informações da Bloomberg