Comprar ou vender?

Por que vender os papéis desta gigante brasileira, segundo a Ágora

05 dez 2022, 11:17 - atualizado em 05 dez 2022, 11:17
Suzano
Para a Ágora, é o momento de vender as ações da Suzano (Imagem: REUTERS/Benoit Tessier)

A Ágora Investimentos tem recomendação de venda para os papéis da Suzano (SUZB3), devido à preocupação com as perspectivas do mercado de celulose para 2023.

Os analistas Renato Chanes e Thiago Lofiego, que assinam relatório, apontam que a demanda para o setor está mais fraca, além da redução dos gargalos logísticos e novas ofertas chegando ao mercado.

“Dito isso, acreditamos que é improvável que as ações tenham um bom desempenho em um ambiente de preços de celulose e papel em declínio entre 2023 e 2024 e vemos espaço limitado para uma reavaliação no curto prazo”, dizem os analistas.

Investimentos da Suzano serão maiores que o esperado

A Suzano anunciou ainda que o Conselho de Administração aprovou a estimativa de investimentos de R$ 18,5 bilhões para 2023, acima da expectativa de R$ 16 bilhões da Ágora.

O aumento do orçamento de investimentos foi atribuído a:

  • maiores investimentos nos projetos Cerrado (industrial, florestal, infraestrutura e logística);
  • manutenção, devido ao efeito da inflação nos investimentos florestais e maior intensidade de
    projetos e serviços nas plantas industriais.

Com relação aos investimentos em expansão e modernização, a Ágora destaca que o maior investimento em 2023 refere-se principalmente à continuidade dos projetos em andamento, com destaque para o Plano Diretor de Energia da Usina de Jacareí.

Já os investimentos em terras e florestas contemplam a segunda parcela referente ao negócio Parkia, bem como investimentos voltados para maior competitividade e/ou opcionalidades para o crescimento da Suzano no longo prazo.

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram
Repórter
Formada em jornalismo pela Universidade Nove de Julho. Ingressou no Money Times em 2022 e cobre empresas.
lorena.matos@moneytimes.com.br
Linkedin
Formada em jornalismo pela Universidade Nove de Julho. Ingressou no Money Times em 2022 e cobre empresas.
Linkedin
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar