BusinessTimes

Por que Vale (VALE3) tem maior queda do Ibovespa em dia de reunião com acionistas em NY?

07 dez 2022, 11:44 - atualizado em 07 dez 2022, 11:44
ações, Vale
A revisão das estimativas de produção da Vale e o desempenho do minério de ferro na China são fatores importantes (Imagem: REUTERS/Brendan McDermid)

As ações da Vale (VALE3) recuavam 3,71% na manhã desta quarta-feira (7), por volta das 11h40, liderando as quedas do Ibovespa.

O desempenho negativo acontece em meio ao Vale Day, evento com investidores que acontece na Bolsa de Valores de Nova York (Nyse), com início às 11h no horário de Brasília.

A queda nas ações ocorre após dois acontecimentos no dia: a revisão das estimativas de produção da Vale para 2023 e o desempenho do minério de ferro na China.

Nesta manhã, a mineradora atualizou as suas projeções para os próximos anos e prevê produzir entre 310 milhões e 320 milhões de toneladas de minério de ferro em 2023, ante 310 milhões de toneladas em 2022.

Além disso, o desempenho dos metais no exterior corroborou para acentuar a queda, depois que o minério de ferro caiu até 2,4% em Cingapura, para US$ 105,60 a tonelada, enquanto o cobre teve queda de mais de 1% em Londres.

Para Pedro Galdi, analista da Mirae Asset, a falta de mudanças significativas em relação à produção, associada à queda do preço do minério, acabou impactando o preço da ação.

Apesar disso, o especialista avalia que, se for dito alguma informação importante na reunião [Vale Day], “o preço da ação pode reverter para a alta”.

Saiba mais! COMO OS TIMES DE FUTEBOL GANHAM DINHEIRO?