Por que Petrobras (PETR4) e 3R Petroleum (RRRP3) sobem nesta segunda (8)?
As petroleiras listadas na B3, Bolsa de Valores brasileira, têm uma segunda-feira (8) positiva, com o setor em alta de 2,15%.
A valorização das ações do ramo nesta manhã está associada a cotação dos contratos de petróleo, explica o analista da Benndorf, Niel Tahara.
Além disso, os papéis pegam carona no bom humor do mercado como um todo, diz.
Às 12h20, os ativos subiam:
- 3R Petroleum (RRRP3): +3,69%
- Ultrapar (UGPA3): +2,69%;
- Petrobras (PETR4): +2,17%;
- Petrobras (PETR3): +2,09%; e
- Prio (PRIO3): +1,08%.
Também hoje, o petróleo Brent — referência para os mercados europeu e asiático — avançava 2,18%, a US$ 76,94. Já a commodity do tipo WTI (West Texas Intermediate), dos Estados Unidos, subia 2,27%, a US$ 72,96.
-
- Quem tem medo do Leão? O Money Times disponibilizou o guia do Imposto de Renda 2023 como cortesia a todos os leitores. Retire o seu exemplar aqui e veja as melhores dicas para fugir da malha fina.
O Ibovespa (IBOV) subia 1,18%, cotado a 106.386 pontos. Na semana, os investidores voltam a atenção para os dados de inflação. O CPI nos EUA e no Brasil (IPCA) serão divulgados na quarta (10) e sexta-feira (12), respectivamente.
As notícias do setor
Petrobras
A Petrobras informou hoje que a plataforma Anna Nery entrou em produção no domingo na Bacia de Campos. O navio-plataforma (FPSO) tem capacidade para produzir diariamente até 70 mil barris de óleo e processar 4 milhões de metros cúbicos de gás. O pico de produção deve ser em 2025.
Além disso, o diretor-executivo de Engenharia, Tecnologia e Inovação, Carlos Travassos, afirmou que a companhia vai ajudar a revitalizar a indústria de construção naval do Brasil. A iniciativa deve ser através de contratos para descomissionar plataformas antigas, além de fabricar módulos para novas embarcações.
A Petrobras ainda pretende voltar a distribuir combustíveis. Aliás, a empresa já entrou na Justiça para retomar a marca BR, de acordo com a coluna Broadcast, do Estadão.
Prio
A Prio não tem negociações ou acordos vigentes para compra de participação na petroleira Enauta (ENAT3), comunicou ao mercado nesta segunda.
Ontem (7), o colunista Lauro Jardim, do O Globo, informou que a companhia estaria negociando a aquisição de 28% na Enauta.