Por que os mercados globais estão por um fio nesta quinta-feira (17)
Os mercados globais estão por um fio nesta quinta-feira (17), com ausência de gatilhos para destravar mais valor para as ações e demais ativos de risco.
Após números tímidos da varejista Target na temporada de resultados dos Estados Unidos, os índices futuros de ações em Nova York operam praticamente no zero a zero, com o S&P 500 caindo 0,1% nesta manhã.
Os papéis da Target recuaram 13,1% depois que a gigante varejista previu um declínio surpreendente nas vendas no último trimestre do ano.
Os investidores também têm se antecipado às falas de diversos membros do Federal Reserve (banco central dos EUA), pessoas com poder de decidir os rumos dos juros no país, ditando se há espaço para investir mais em renda variável ou não.
Na Ásia, a forte pressão vendedora também foi protagonista entre as bolsas de valores da região, levando mais uma vez as ações de tecnologia listadas em Hong Kong à lona.
As ações da chinesa Meituan despencaram quase 6% no fechamento após a gigante Tencent anunciar que distribuirá 958,1 milhões de ações da Meituan com forma de pagamento de dividendo especial aos seus acionistas.
O minério de ferro, importante termômetro para a Vale (VALE3), fechou em leve alta de 0,21% na bolsa de commodities de Dalian na China, a 729,5 yuans a tonelada métrica.
Já o petróleo tipo Brent, referência internacional usada pela Petrobras (PETR4), caía 0,55% com cada barril valendo US$ 92,35.
No Brasil, o Ibovespa (IBOV) voltou do feriado pressionado pela aversão a risco e ontem fechou em queda de 2,57% aos 110,2 mil pontos.
O Ibovespa em dólar (EWZ), ETF listado em Nova York, recuava 0,98% a 29.44 pontos antes da abertura do mercado, enquanto os ADRs da Vale e da Petrobras tinham trajetórias diferentes, o primeiro caía 0,9% e o último saltava 1,64%.
Isso deve indicar que o Ibovespa pode abrir sem uma direção clara nesta quinta-feira, dando lugar mais uma vez à volatilidade.
Siga o Money Times no Facebook!
Conecte-se com jornalistas e leitores do Money Times. Nosso time traz as discussões mais importantes do dia e você participa das conversas sobre as notícias e análises de tudo o que acontece no Brasil e no mundo. Clique aqui e comece a seguir a página do Money Times no Facebook!
Disclaimer
O Money Times publica matérias informativas, de caráter jornalístico. Essa publicação não constitui uma recomendação de investimento.