Quer saber o que comprar agora na Bolsa? Receba as melhores dicas do Brasil

Cotações por TradingView
Cotações por TradingView

Por que os ETFs de bitcoin vão virar o jogo?

15/12/2019 - 7:00
Traduzido e editado por Daniela Pereira do Nascimento
Um ETF, fundo negociado em bolsa, de bitcoin ainda parece um futuro muito distante, mas o especialista afirma que vai ser algo bom para o universo cripto (Imagem: Yahoo Finance)

Por Chris Kline, cofundador da Bitcoin IRA, para a Brave New Coin

Apesar de a rodada de rejeições de ETFs (fundos negociados em bolsa) de bitcoin pela SEC, quando forem aceitos, irão virar o jogo para os criptoativos de forma fundamental.

Como muitos na comunidade cripto, estou empolgado sobre o potencial para os ETFs de bitcoin e as possibilidades de virarem o jogo no mercado.

Discutiremos sobre algumas maneiras de como os ETFs podem ter um impacto significativo.

O auge no valor do bitcoin

Para entender melhor como o lançamento de um ETF de bitcoin poderia afetar o preço atual do criptoativos, é justo compará-lo aos ETFs de ouro. Em 2003, o preço do ouro despencou drasticamente após a introdução da primeiro ETF.

Um motivo para isso ter acontecido é que o acesso de investimento ao metal precioso se tornou mais fácil e, então, os investidores varejistas conseguiam ganhar exposição e diversificar seus portfólios sem terem que adquirir e armazenar ouro fisicamente.

Hoje, o ETF GoldShares (GLD) da SPDR é um dos maiores no mercado, com mais de US$ 35 bilhões sob gestão.

Considerando a enorme trajetória de crescimento após o lançamento de ETFs de ouro, muitos criptoentusiastas, incluindo a mim, acreditam que uma correlação positiva e parecida poderia existir entre os preços do bitcoin e o lançamento de ETFs de bitcoin.

Na verdade, em um comunicado a seus clientes, JPMorgan se referiu a um ETF baseado em bitcoin como o “Santo Graal para proprietários e investidores”.

Novo! Receba Grátis a Newsletter
O Segredo das Criptomoedas

Além disso, o lançamento de um ETF poderia antecipar uma grande entrada de dinheiro institucional no mercado cripto.

Entre Goldman Sachs anunciando o lançamento de sua plataforma de negociação de bitcoin e JPMorgan apresentando uma patente para pagamentos sustentados por blockchain, já vimos a crescente adesão institucional no universo cripto.

No entanto, acredito que o lançamento de um ETF de bitcoin poderiam ser exatamente o que o mercado precisa para impulsionar o preço do bitcoin — e o universo cripto como um todo — para o próximo nível.

Novos possíveis investidores têm medo de perderem seus fundos devido a possíveis falhas nas plataformas das corretoras de criptomoedas (Imagem: Pixabay)

Solucionando o problema de segurança

Muitos concordam que o mundo dinâmico dos criptoativos é complicado, mesmo até para aqueles de nós que passam todo dia nas trincheiras. Para os novatos, pode ser algo extremamente assustador.

Atualmente, qualquer um que queira comprar ou negociar criptoativos é capaz de navegar por uma multidão de corretoras específicas em cripto e lidar com as carteiras de cripto.

Essas tarefas não são apenas complicadas e confusas, como também têm o potencial de expor os investidores a riscos significativos de segurança. Acrescentando isso às preocupações sobre a falta de proteção de seguro e custódia, diminui-se, significativamente, o número de possíveis investidores.

“De acordo com algumas estimativas, existem US$ 10 bilhões em dinheiro institucional para investimento deixados de lado atualmente”, afirmou Brian Armstrong, cofundador e CEO da Coinbase, em uma publicação.

Ele afirmou que o item principal que impede os investidores institucionais de se envolver era “a existência de uma custódia de ativos digitais em que possam confiar para armazenar os fundos dos clientes de forma segura”.

Eu acredito que um ETF de bitcoin é um passo espontâneo em direção ao amadurecimento da moeda digital como um ativo.

Enquanto Hester Peirce da SEC parece estar do lado favorável aos ETFs, está claro que a SEC está buscando por monitoramentos de transação rigorosos para um ETF baseado em um mercado regulatório de tamanho significativo.

Apesar de o cumprimento de todas as demandas da SEC ser um desafio, meu otimismo pela aprovação de um ETF de bitcoin é alto no futuro não tão distante.

Última atualização por Daniela Pereira do Nascimento - 12/12/2019 - 17:34