CryptoTimes

Por que o volume de transação de XRP aumentou?

03 nov 2019, 12:00 - atualizado em 30 maio 2020, 13:00
Um grande aumento no volume de transações de ripple deixou os investidores confusos (Imagem: Facebook/Ripple)

No dia 21 de outubro, a criptomoeda XRP processou cerca de 730 mil transações por dia. Menos de uma semana depois, atingiu mais de 1,6 milhão de transações todos os dias.

O aumento de mais de 100% tornou a ripple responsável por 50% de todo o volume de transações de criptoativos, de acordo com os dados da BitInfoCharts.

Foram discutidas várias explicações para esse aumento — desde compradores enchendo seus bolsos de ripple antes da Swell, conferência anual da Ripple, a um teste de estresse na rede, um indesejável bot de trading e até uma baleia “espirrando” fundos em uma tentativa de manipulação de mercado.

Teste de IOU de BTC

Ao analisar métricas de registro de ripple disponíveis publicamente, o investidor-monitor chegou à conclusão que o aumento do volume de transações se dá pelo “teste de IOU de bitcoins” (interseção sobre a união, da sigla em inglês) da rede.

altcoin bitcoin balança litecoin ethereum ripple
Descentralização dos blockchains permitiu que a fonte das transações fosse investigada a fundo (Imagem: Pixabay/WorldSpectrum)

Baseado em dados disponíveis publicamente, grande parte do volume de trading foi a partir do IOUs de bitcoin. Esses tokens de IOU são processados na rede da Ripple de um jeito similar ao ripple, mas são remissíveis para o bitcoin ou outros ativos fungíveis como ouro e petróleo.

Sem outra explicação, esses dados sugerem que as transações podem ser da Ripple, que pode estar conduzindo testes com IOU em bitcoin e pagando, de boa vontade, as taxas para cada transação.

Como as transações eram IOUs de bitcoin, é improvável que sejam resultado de um bot de trading que saiu do controle.

Uma baleia tentando manipular o mercado

Apesar de o teste ser uma possível explicação, o timing das transações próximo à data da conferência anual da Ripple, Swell, sugere uma origem diferente. A conferência vai ser em Cingapura, nos dias 7 e 8 de novembro e coincidiu, historicamente, com o aumento no preço de ripple.

Um analista de ripple, que opera sob o pseudônimo HamEggsnSam no Twitter, analisou ainda mais fundo as métricas de registro de ripple para encontrar o motivo real por trás do grande volume de transações.

Ao conectar os IDs de transação no explorador de blocos Bithumb, ele conseguiu rastrear atividades de volta a uma única carteira, que tinha processado quase cinco mil transações.

Essa carteira quase nova foi ativada há apenas alguns dias, sugerindo ser improvável que as transações eram para “comprar um cafezinho” ou para trading diário de cripto.

Apesar de a moeda não estar registrada a ninguém e não ter identidade no “mundo real”, os fundos podem ser rastreados de volta para sua fonte original: Binance e ChangeNOW.

O grande volume de transações pôde ser rastreado de volta para a Binance a ChangeNOW (Imagem: Facebook/ChangeNOW)

ChangeNOW é uma exchange não custodial, onde as criptomoedas podem ser trocadas rapidamente. Isso sugere que as transações não estão relacionadas com a Ripple.

“É provável que ainda seja um parceiro da Ripple por trás desse volume”, disse o analista, “mas parece bem menos provável para mim porque, se tivesse mesmo sido um parceiro da Ripple, por que não veio de uma exchange de mercado de balcão ou de uma das contas de Xpring?”

Ele sugere que a origem mais provável das transações é de uma baleia, tentando manipular o mercado com wash trading (lavagem de negociações) para dar a impressão de ter sido atividade de compra.

Isso poderia, de forma artificial, influenciar o aumento do preço por parecer que os envolvidos sabem algum segredo a ser anunciado na conferência da Swell.

“Uma nova realidade vai acontecer”, anuncia o cartaz da Swell, conferência da Ripple, este ano em Cingapura (Imagem: Ripple)

No total, várias carteiras foram identificadas com spreads de US$ 6.500. Dizem que isso foi por conta do wash trading de IOUs de bitcoin em um padrão “A>B e depois B<A”, produzindo “volumes altos o suficiente para combinar com os altos níveis anteriores”.

A atividade suspeita começou com transações no dia 4 de outubro, com mais transações sendo feitas nos próximos dias até o autor dessas transações alternar para pagamentos em bitcoin ao enviar e receber os IOUs de bitcoin.

“É provável que tenham queimado ripples e depois decidido trocar para emissão de bitcoins” para “ continuarem processando transações enquanto queimavam sua reserva de 20 ripples.”

Em resposta às alegações, David Schwartz, diretor de tecnologia da Ripple, tuitou que “uma das desvantagens das baixas taxas de transação no registro da Ripple é que o custo para enviar muitas transações de baixo valor é insignificante”.

No entanto, enquanto o volume crescente de transações gerou mais especulação sobre o real motivo, não parece ter impactado o preço do ripple.

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram
bravenewcoin@moneytimes.com.br
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar