Por que o Litecoin é mais seguro que o Bitcoin Cash e o Bitcoin SV?
Charlie Lee, fundador da Litecoin, anunciou que a criptomoeda controla 98% da taxa de hash do seu algoritmo de mineração “Scrypt”. Esse domínio é crítico para a segurança da Litecoin. Enquanto isso, outras moedas que têm controle minoritário sobre seu algoritmo, como Bitcoin Cash e Bitcoin SV, continuam com alto risco de ataque malicioso.
Here’s the current state of Scrypt mining after the Litecoin halving.
Litecoin still dominates the Scrypt mining scene with 98.57% of all Scrypt hashrate pointed at mining Litecoin. ?
Note: Merged mined doesn’t count towards total. I got the data from: https://t.co/3dcY7yrTGo https://t.co/N2vN6RbVeq pic.twitter.com/LucwNaAthN
— Charlie Lee [LTC⚡] (@SatoshiLite) August 12, 2019
A maioria das taxas de hash sobre o Scrypt, ou qualquer algoritmo de mineração, desempenha um papel importante na manutenção da segurança da rede contra ataques de mineração hostis destinados a pilhar uma criptomoeda.
Um aspecto mal compreendido das criptomoedas de prova de trabalho é a importância da dominância da taxa de hash dentro de um algoritmo de mineração particular. Se um mineiro é capaz de obter o hash da maioria (51% hash rate) em uma determinada moeda então, a partir desse poder computacional, vários ataques hostis podem ser realizados contra a rede.
Quando duas ou mais criptomoedas usam o mesmo algoritmo de mineração, elas raramente têm uma proporção similar da taxa de hash total.
O Bitcoin, por exemplo, tem um domínio de 90% sobre o SHA-256, enquanto o Bitcoin Cash, o Bitcoin SV e todos os outros forks controlam menos de 10%. Outro exemplo drástico é o Zcash, que mantém 98% de participação no Equihash, enquanto moedas como Horizen (anteriormente Zen) e Hush controlam o restante.
Nestes cenários, faz sentido que um minerador mude de uma moeda dominante, como Bitcoin, para uma moeda secundária, como Bitcoin Cash, para conduzir um ataque.
Com informações do Cryptowatch.