Por que o Ibovespa salta mais de 2% nesta terça-feira?
O Ibovespa sobe com força nesta terça-feira, recuperando parte das perdas das últimas semanas. Por volta das 12h15, o índice disparava 2,40%, a 107.245 pontos. Em Wall Street:
- Nasdaq tinha queda de 0,16%;
- S&P 500 subia 0,022%;
Nos Estados Unidos, os principais índices tinham pouca alteração na abertura desta terça-feira, depois que o Banco do Japão surpreendeu os investidores globais com uma mudança de política monetária que permite que as taxas de juros de longo prazo subam mais.
Aqui no Brasil, os mercados monitoram a PEC da Transição, que deverá ser votada hoje na Câmara dos Deputados.
“Há um consenso de que os deputados deverá mesmo apresentar uma emenda que pode reduzir o prazo da PEC de 2 para 1 ano, mas mantendo o valor de R$ 145 bilhões”, coloca Luan Alves, analista chefe da VG Research.
Além disso, o analista diz que investidores veem como positivos alguns nomes aventados para a equipe econômica, como Nelson Barbosa no BNDES, pois já são conhecidos.
Segundo fontes ouvidas pelo Broadcast, Barbosa e a ex-ministra do Desenvolvimento Social Tereza Campello devem trabalhar, a partir do ano que vem, na estatal.
“O mercado está reagindo a uma perspectiva de desidratação da PEC da Transição na Câmara“, disse à Reuters Fernando Bergallo, diretor de operações da FB Capital.
“Então vejo uma forte entrada de investidores tanto para bolsa como para renda fixa”, o que ajudava a impulsionar o real, acrescentou o especialista.
Pedro Galdi, da Mirae Asset, vai na mesma linha ao dizer que a alta é sustentada por alguns nomes da nova equipe que foram anunciados e a forma como está conduzida a PEC.
Já Bruno Komura, da Ouro Preto Investimentos, argumenta que isso pode parecer um ruído, com a perspectiva de mais gastos, “mas dado todo o pessimismo que vimos recentemente, isto parece bom e anima os mercados”.