Por que o Ibovespa desaba 2% nesta terça
O Ibovespa recuava nesta terça-feira (2) refletindo ajustes ao movimento negativo da véspera no exterior. A semana também é de cautela generalizada por conta de decisões de juros no Brasil, zona do euro e Estados Unidos.
Por volta das 14h50, o principal índice da Bolsa brasileira recuava 2,36%, aos 101,9 mil pontos, enquanto os índices em Nova York caíam cerca de 1%.
Na segunda-feira, quando a B3 esteve fechada em razão do Dia do Trabalhador, o EWZ caiu 0,81%.
Estrategistas do BTG Pactual afirmaram que, com o início da discussão do novo arcabouço fiscal no Congresso, esperam algumas melhorias no projeto de lei, especialmente em temas relacionados à aplicação de regras.
Carlos Sequeira e equipe acrescentaram que o provável fim do ciclo de alta dos juros pelo banco central dos Estados Unidos pode oferecer suporte extra para ações globais e de mercados emergentes.
Juros
O Federal Reserve inicia nesta terça-feira reunião de política monetária, com decisão prevista para a quarta-feira, que deve levar a taxa ao nível mais alto em quase 16 anos, mas pode sinalizar que o aumento será o último.
O Banco Central no Brasil também anuncia decisão de política monetária na quarta-feira, enquanto o Banco Central Europeu divulga sua nova taxa de juros na quinta-feira. Nesta terça-feira, o banco central da Austrália elevou de forma inesperada os juros para 3,85%.
Os próximos dias também serão marcados por uma série de divulgações de balanços de empresas brasileiras.
*Com informações da Reuters