Mercados

Por que o Ibovespa afunda nesta quarta-feira?

18 out 2023, 15:18 - atualizado em 18 out 2023, 15:18

O Ibovespa cai forte na sessão desta quarta-feira (18) refletindo as tensões do cenário exterior. Por volta das 15h03, o índice recuava 1,16%, a 114.544 pontos.

Segundo analistas, a escalada do petróleo alimenta receios de mais inflação, puxando os rendimentos do tesouro americano.

Riscos de escalada do conflito no Oriente Médio ameaçava interromper o fornecimento de petróleo na região, após o Irã pedir a imposição de um embargo petrolífero a Israel.

A Jordânia cancelou então uma conferência que iria sediar com o presidente dos EUA, Joe Biden, e os líderes egípcios e palestinos.

Biden chegou a Israel nesta quarta-feira prometendo solidariedade na guerra contra o Hamas e sustentando sua declaração de que a explosão no hospital de Gaza foi causada por militantes.

“Esta reviravolta na sorte diplomática gera novamente o medo da propagação do conflito e, portanto, do salto no petróleo”, disse John Evans, da corretora de petróleo PVM.

Para piorar, Bruno Komura, analista de investimentos na Potenza Capital, lembra que dados do estoque de petróleo caíram 4,491 milhões de barris, segundo Departamento de Energia (DoE, na sigla em inglês).

“Este dado faz preço no petróleo, o que pressiona inflação e leva a juros altos por mais tempo”, explica.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ibovespa: Cadê o gringo que estava aqui?

Victor Benndorf, da corretora que leva o seu nome, diz que a bolsa ainda depende do muito do fluxo internacional.

“O fluxo local não está sendo suficiente para gerar a perda de correlação com o apetite do gringo. O gringo vende emergentes, apesar de estarmos contrários ao PIB e a taxa de juros”, nota;

Para ele, vivemos uma “altíssima correlação com o S&P 500”.

“O petróleo voltou aos US$ 95, isso afeta perspectivas de inflação, os juros americanos voltaram a marcar alta. Isso é um sinal negativo, infelizmente estamos sendo afetados pela política internacional”.

Nos Estados Unidos, o Dow Jones caia 0,45%, S&P 500 0,79% e Nasdaq 1,05%.

Com Reuters