Por que o Facebook poderia ter mudado o seu nome para Insta, não Meta
Será que o Facebook tomou a decisão correta ao mudar o seu nome para Meta? Afinal, o metaverso ainda é uma aposta que traz prejuízos bilionários para a empresa, enquanto o Instagram, também sua empresa, supera o Facebook – que também perde usuários – em popularidade.
No último trimestre de 2021, segundo estudo da Emplifi, foi registrada uma ascensão de engajamento das contas do Instagram e declínio nas contas do Facebook, um indicador de uma vantagem do Instagram sobre o Facebook quando se trata do engajamento de publicações de marcas.
De acordo com o levantamento, no Brasil, a vantagem do Instagram sobre o Facebook em relação aos conteúdos das marcas também é maior, isso porque, apesar do volume de atividades em ambas redes sociais ser parecido, o engajamento no Instagram é significativamente superior.
Mundialmente, o Facebook passou por uma queda de 19% nas interações nas postagens, em relação ao mesmo período de 2020, o que somado à recente queda de usuários, ressalta o questionamento: É o início do fim para o Facebook?
Taxas de engajamento por setor
Um destaque no estudo é a taxa de engajamento do setor de e-commerce e de varejo, sendo que no Facebook a taxa do varejo é de 22,4% e do e-commerce de 13,3%.
No Instagram a taxa de engajamento no setor de e-commerce é de 41,5% e do varejo 14,3%.
Ranking completo Facebook:
Varejo – 22,4%
E-commerce – 13,3%
Serviços – 9,5%
Moda – 7,4%
Alimentos – 5,9%
Automóveis – 5,4%
Finanças – 5,2%
Industrial – 5%
Outros – 25,7%
Ranking completo Instagram:
E-commerce – 41,5%
Varejo – 14,3%
Moda – 13,9%
Serviços – 7,1%
Beleza – 7%
Finanças – 2,2%
Eletrônicos – 2%
Alimentos – 1,6%
Outros – 10,4%
Esses dados são indicadores de que as redes sociais seguem consolidadas como plataformas de crescimento para marcas varejistas e negócios online, com o Instagram como principal rede dentre as pertencentes à Meta.
O que isso significa para as marcas?
As marcas de varejo e e-commerce tem com as redes sociais conexão com o público, espaço para ações de marketing, divulgação, consolidação da marca, campanhas, entre outras ações. Dessa forma, saber escolher entre o Instagram e o Facebook para melhorar o engajamento auxilia na criação de estratégias mais efetivas.