Por que o BB Investimentos aposta em alta de 30% nas ações da Rumo (RAIL3)
Depois de os trilhos da Rumo aumentarem a quilometragem com a visão positiva de um banco gringo na véspera, o BB Investimentos também vê novos caminhos para a companhia — com o início da cobertura das ações RAIL3.
Com a perspectiva de “locomotiva do futuro“, o BB recomenda compra para os papéis da empresa, com preço-alvo de R$ 28 para o final de 2025 — o que representa uma potencial valorização de 30% em relação ao último fechamento.
Nesta quarta-feira (26), os papéis da Rumo operam em alta. RAIL3 terminou o dia com alta de 1,28%, a R$ 20,60.
Na avaliação do analista Lucas Calimério, a companhia está bem posicionada para aproveitar as futuras oportunidades no longo prazo.
O pano de fundo para essa visão é o potencial de crescimento do agronegócio brasileiro na produção global de grãos, a expectativa de aumento da demanda global pelos grãos brasileiros e o potencial desenvolvimento do transporte ferroviário no Brasil.
“Investimentos em capacidade, velocidade e eficiência (principalmente em relação ao consumo de combustível) podem impulsionar a demanda pelo transporte ferroviário nos próximos anos. Entretanto, acreditamos que o impulso maior pode vir do crescimento esperado para a demanda internacional por grãos”, afirma Calimério.
A Rumo é a maior operadora logística ferroviária independente do país em extensão, com aproximadamente 14 mil quilômetros de linhas férreas, 1,2 mil locomotivas e 33 mil vagões, e opera no transporte de commodities como soja, milho, açúcar e combustíveis, segundo o relatório.
- Receba uma recomendação de investimento POR DIA direto no seu e-mail, sem enrolação. Clique AQUI para fazer parte do grupo VIP “Mercado em 5 Minutos”.
Rumo (RAIL3): os três caminhos ‘abertos’
Na avaliação do BB Investimentos, três caminhos devem dar o combustível para o desempenho da Rumo (RAIL3) adiante.
O primeiro deles é a expectativa do aumento da demanda global por grãos. Hoje, a Rumo é a a líder de mercado com o transporte de aproximadamente 38% de toda a produção de soja, milho e farelo exportados no Brasil.
Os outros motivos são a expansão da Malha Norte no Mato Grosso e da capacidade na operação do Porto de Santos.
Desempenho das ações RAIL3
As ações da Rumo recuam cerca de 11% desde janeiro deste ano, contra uma queda de 9% do Ibovespa (IBOV).
Para o analista do BB Investimentos, a baixa de RAIL3 pode ser explicada, principalmente, pelo comportamento das expectativas das taxas de juros no Brasil e os impactos dos efeitos climáticos nas safras de grãos.
“Tais fatores podem alterar as condições de captação de recursos para financiamento dos projetos, demanda por transporte ferroviário e poder de precificação da companhia em relação às tarifas”, escreve o analista.