Por que Lula não irá nomear um economista liberal como ministro?
Luiz Inácio Lula da Silva (PT) vem sendo pressionado por empresários e pelo mercado financeiro para divulgar, de forma antecipada, os prováveis nomes que farão parte da sua equipe econômica em um eventual terceiro mandato. Porém, ainda que a lista seja alvo de grandes especulações, as chances de ser um economista com viés liberal são nulas.
É o que avalia o cientista político e diretor do Instituto Brasilis, Alberto Carlos Almeida. Para ele, há “zero chance” de Lula ter um economista liberal no Ministério da Economia (ou da Fazenda, caso o candidato, se eleito, volte à estrutura anterior da Pasta). E a razão é simples: “Em política não existe Papai Noel”.
Segue o fio
No Twitter, Almeida explica que 90% dos agentes econômicos que pedem a Lula por um economista liberal como ministro vão votar em Jair Bolsonaro (PL). Portanto, se o petista atender aos anseios do mercado e dos empresários, “eles votam em Bolsonaro e terão o que querem com Lula”. “Ganham com os dois resultados”.
(1/n) PORQUE LULA NÃO NOMEARÁ UM ECONOMISTA LIBERAL PARA O MIN. DA FAZENDA ?
1) 90% dos agentes econômicos que pedem isso para Lula vão votar em Bolsonaro. Se Lula fizer o que eles desejam, eles votam em Bolsonaro e terão o que querem com Lula, ganham com os dois resultados pic.twitter.com/mXBdwTx1b3— Alberto Carlos Almeida (@albertocalmeida) October 9, 2022
É a política!
Almeida, que também é autor de vários livros sobre as eleições presidenciais no Brasil, lembra que Lula já informou publicamente mais de uma vez que o ministro da área econômica será político. “Para ele, a política não é um vídeo game no qual se escolhe o personagem e programa suas habilidades”, observa o cientista político.
(3/n)
conservador e sabe que deu certo um ministro político, do PT e de sua confiança. Foi Palocci em 2003. Lula acredita na frase do futebol de que “não se mexe em time que está ganhando”. Ou seja, ele ganhou com a fórmula Palocci, não há razão para mexer nela.
4) Economistas pic.twitter.com/4tDxkb5GNF— Alberto Carlos Almeida (@albertocalmeida) October 9, 2022
Nesse sentido, é mais provável o petista repetir a dose como foi com Antônio Palocci, em 2003, do que com Henrique Meirelles, autor da emenda do teto dos gastos no governo Temer.
(6/n)
imensa insensibilidade política caso seu objetivo seja ser ministro. Lula é contra o teto de gastos. Não vai colocar, portanto, como Min. da Fazenda quem o criou e ainda o defende. Imagina nos primeiros dias de governo Lula entrando em conflito com o Ministro da Fazenda. pic.twitter.com/rZERKSzt9t— Alberto Carlos Almeida (@albertocalmeida) October 9, 2022
Papai Noel não existe
Segundo Almeida, se Lula nomear um economista liberal como ministro, essa nomeação seria feita pelo mercado, deixando o petista refém por quatro anos.
(9/n)
da economia. Nenhum problema até aqui. A questão surge quando Lisboa passa a atacar o PT publicamente. Lula quer evitar ao máximo coisas deste tipo (ele sabe que não é possível evitar totalmente): fazer a fama de alguém que depois se torna inimigo. Papai Noel não existe. pic.twitter.com/87rzwLTypB— Alberto Carlos Almeida (@albertocalmeida) October 9, 2022
Siga o Money Times no Instagram!
Conecte-se com o mercado e tenha acesso a conteúdos exclusivos sobre as notícias que enriquecem seu dia! Todo dia um resumo com o que foi importante no Minuto Money Times, entrevistas, lives e muito mais… Clique aqui e siga agora nosso perfil!