Money Times Entrevista

Por que é errado investir com base no que diz Lula ou Bolsonaro, segundo a gestora Leblon

13 out 2022, 9:23 - atualizado em 13 out 2022, 9:23
Bandeira da campanha de Lula se sobrepõe a um veículo com a imagem de Bolsonaro
Apoiadora de Lula com bandeira durante carreata de apoio a Bolsonaro em Brasília (01/10/2022 REUTERS/Ueslei Marcelino)

Em um momento em que proliferam recomendações de analistas com base em expectativas sobre as eleições, o co-gestor da Leblon Equities Marcelo Mesquita avalia que é um erro investir com base no que diz o ex-presidente Lula (PT) ou o atual mandatário, Jair Bolsonaro (PL). 

“A decisão do investidor tem que ser baseada em fatos”, afirma ao Money Times o gerente de portfólio da gestora que administra R$ 2 bilhões. Para ele, os candidatos ao Planalto podem fazer um governo diferente do que o mercado espera. “Discurso eleitoral é muito desconectado do que uma pessoa faz”. 

Mesquita pondera a influência externa sobre a política econômica de um país. Se houver uma guerra, exemplifica, o governo teria de lidar com as eventuais consequências do conflito.

“Mas as empresas brasileiras bem geridas acham oportunidades de crescimento apesar de ambiente macro adverso”, afirma o sócio-fundador da Leblon. 

O gestor avalia que a economia local tem melhorado, mas diz que questão segue a de quão sustentável pode ser o crescimento do Brasil e reitera a visão do mercado de que a atual estrutura tributária e a administrativa são amarras para o país.

Ibovespa: sobe ou desce?

A Leblon fala na possibilidade de o Ibovespa chegar a 165 mil pontos, com base no nível de negociação das ações que compõem o índice – hoje a um múltiplo preço sobre lucro (P/L) de 7 vezes, enquanto a média histórica é de 15 vezes, destaca Mesquita. 

A alta da Bolsa dependeria de a taxa de juros real cair e de um otimismo maior com a economia, segundo ao gestor. Ao mesmo tempo, diz, existe a probabilidade “50/50” de o Brasil seguir caminhos opostos em política econômica.

“A gama do que pode ser feito de errado é enorme, principalmente em países como o nosso”, afirma, acrescentando que nenhum dos candidatos tem programa de governo. “Não dá para antecipar nada. O Ibovespa poderia, inclusive, cair ainda mais”.

Siga o Money Times no Instagram!
Conecte-se com o mercado e tenha acesso a conteúdos exclusivos sobre as notícias que enriquecem seu dia! Todo dia um resumo com o que foi importante no Minuto Money Times, entrevistas, lives e muito mais… Clique aqui e siga agora nosso perfil!

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram
Editor
Jornalista formado pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), com MBA em finanças pela Estácio. Colaborou com revista Veja, Estadão, entre outros.
kaype.abreu@moneytimes.com.br
Linkedin
Jornalista formado pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), com MBA em finanças pela Estácio. Colaborou com revista Veja, Estadão, entre outros.
Linkedin
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar