Destaques da Bolsa

Por que Carrefour (CRFB3), Magazine Luiza (MGLU3) e Pão de Açúcar (PCAR3) despencam hoje (12)?

12 dez 2024, 15:08 - atualizado em 12 dez 2024, 18:24
Magazine Luiza
Ações do setor de consumo e varejo, consideradas cíclicas, caem com os juros mais altos mais tempo (Imagem: Shutterstock/Montagem: Julia Shikota)

Em dia de queda generalizada no Ibovespa (IBOV), as ações do Carrefour (CRFB3), Magazine Luiza (MGLU3) e Pão de Açúcar (PCAR3) recuaram quase 10% nesta quinta-feira (12). 

PCAR3 liderou as perdas do índice com baixa de 11,02%, a R$ 2,26. Entre as varejistas, MGLU3 caiu 9,01% e CRFB3 registrou perdas de 8,59%. Acompanhe o Tempo Real.

Em comum, os papéis são de empresas mais sensíveis a fatores macroeconômicos, como a taxa de juros, também conhecidos como cíclicos.

Logo, o pano de fundo para o forte desempenho negativo é a decisão do Comitê de Política Monetária (Copom) de elevar a taxa básica de juros em 1 ponto percentual, a 12,25% ao ano

O colegiado do Banco Central também sinalizou mais duas elevações nos juros, também de 1 ponto percentual nas próximas duas reuniões — que acontecem em janeiro e março de 2025. 

Em linhas gerais, os juros elevados por mais tempo tendem a limitar o consumo das famílias e reflete na queda da demanda dos produtos considerados não-essenciais — afetando diretamente as empresas de varejo, por exemplo, que hoje (12) lideram as perdas do principal índice da bolsa brasileira. 

Na avaliação da Ágora Investimentos e do Bradesco BBI, os lucros das empresas do setor de consumo e varejo, que possuem balanços mais alavancados, também ficam mais vulneráveis com a alta da Selic — por exemplo, Casas Bahia (BHIA3), Magazine Luiza (MGLU3), Assaí (ASAI3) e Carrefour (CRFB3). 

Segundo os analistas, a categoria de bens duráveis (eletrônicos e eletrodomésticos) tem sido historicamente a mais impactada, seguida por vestuário. 

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram
Repórter
Jornalista formada pela PUC-SP, com especialização em Finanças e Economia pela FGV. É repórter do MoneyTimes e já passou pela redação do Seu Dinheiro e setor de análise politica da XP Investimentos.
liliane.santos@moneytimes.com.br
Jornalista formada pela PUC-SP, com especialização em Finanças e Economia pela FGV. É repórter do MoneyTimes e já passou pela redação do Seu Dinheiro e setor de análise politica da XP Investimentos.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar