Por que Bill Gates discorda de Elon Musk sobre pausar inteligência artificial
Para o cofundador da Microsoft Bill Gates, os apelos para interromper o desenvolvimento da inteligência artificial não “resolverão os desafios” futuros da tecnologia, segundo a Reuters.
O bilionário disse à agência que seria melhor focar na melhor forma de usar os desenvolvimentos da IA, pois é difícil entender como uma pausa poderia funcionar globalmente. Segundo Gates, os detalhes de qualquer pausa seriam complicados de aplicar.
“Eu realmente não entendo quem eles estão dizendo que poderá parar, e se todos os países do mundo vão concordar em parar”, disse ele. “Mas há muitas opiniões diferentes nessa área.”
Na semana passada, o CEO da Tesla, Elon Musk, assinou uma carta que pede uma pausa de seis meses no desenvolvimento de inteligências artificiais. O rápido avanço e a ausência de protocolos de segurança acerca do assunto impulsionaram a publicação da carta aberta pelo grupo sem fins lucrativos Future of Life Institute ao longo da semana passada.
“Não acho que pedir a um grupo específico para fazer uma pausa resolva os desafios”, disse Gates na segunda-feira. “Claramente, há enormes benefícios nessas coisas… o que precisamos fazer é identificar as áreas complicadas”.
- Entre para o Telegram do Money Times! Acesse as notícias que enriquecem seu dia em tempo real, do mercado econômico e de investimentos aos temas relevantes do Brasil e do mundo. Clique aqui e faça parte!
Bill Gates, Elon Musk e inteligência artificial
A temática da inteligência artificial pegou maior tração após o lançamento do ChatGPT, em novembro do ano passado.
A carta assinada por Elon Musk defende justamente uma pausa urgente no desenvolvimento de sistemas “mais poderosos” que o GPT-4, da OpenAI, empresa apoiada pela Microsoft, fundada por Bill Gates.
Os especialistas, incluindo o cofundador da Apple Steve Wozniak, dizem na carta que os riscos e benefícios potenciais da tecnologia para a sociedade precisam ser avaliados. Bill Gates estava em silêncio sobre o assunto até então.
Em uma postagem feita em seu blog, no dia 21 de março, antes da carta aberta, Bill Gates defende que a inteligência artificial pode trazer diversos benefícios na saúde e educação. Entretanto, os riscos também são apontados no artigo, bem como as maneiras de tentar evitá-los.
*Com informações da Reuters