BusinessTimes

Por que Bill Gates discorda de Elon Musk sobre pausar inteligência artificial

04 abr 2023, 15:08 - atualizado em 04 abr 2023, 15:09
Bill Gates Elon Musk Inteligência Artificial
Discordando de Elon Musk, Bill Gates disse que seria melhor focar na melhor forma de usar os desenvolvimentos da IA ao invés de pausar seu desenvolvimento.  (Imagem: Matthew Knight/Pool via Reuters)

Para o cofundador da Microsoft Bill Gates, os apelos para interromper o desenvolvimento da inteligência artificial não “resolverão os desafios” futuros da tecnologia, segundo a Reuters.

O bilionário disse à agência que seria melhor focar na melhor forma de usar os desenvolvimentos da IA, pois é difícil entender como uma pausa poderia funcionar globalmente. Segundo Gates, os detalhes de qualquer pausa seriam complicados de aplicar. 

“Eu realmente não entendo quem eles estão dizendo que poderá parar, e se todos os países do mundo vão concordar em parar”, disse ele. “Mas há muitas opiniões diferentes nessa área.” 

Na semana passada, o CEO da Tesla, Elon Musk, assinou uma carta que pede uma pausa de seis meses no desenvolvimento de inteligências artificiaisO rápido avanço e a ausência de protocolos de segurança acerca do assunto impulsionaram a publicação da carta aberta pelo grupo sem fins lucrativos Future of Life Institute ao longo da semana passada.

“Não acho que pedir a um grupo específico para fazer uma pausa resolva os desafios”, disse Gates na segunda-feira. “Claramente, há enormes benefícios nessas coisas… o que precisamos fazer é identificar as áreas complicadas”.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
  • Entre para o Telegram do Money Times! Acesse as notícias que enriquecem seu dia em tempo real, do mercado econômico e de investimentos aos temas relevantes do Brasil e do mundo. Clique aqui e faça parte!

Bill Gates, Elon Musk e inteligência artificial

A temática da inteligência artificial pegou maior tração após o lançamento do ChatGPT, em novembro do ano passado.

A carta assinada por Elon Musk defende justamente uma pausa urgente no desenvolvimento de sistemas “mais poderosos” que o GPT-4, da OpenAI, empresa apoiada pela Microsoft, fundada por Bill Gates. 

Os especialistas, incluindo o cofundador da Apple Steve Wozniak, dizem na carta que os riscos e benefícios potenciais da tecnologia para a sociedade precisam ser avaliados. Bill Gates estava em silêncio sobre o assunto até então.

Em uma postagem feita em seu blog, no dia 21 de março, antes da carta aberta, Bill Gates defende que a inteligência artificial pode trazer diversos benefícios na saúde e educação. Entretanto, os riscos também são apontados no artigo, bem como as maneiras de tentar evitá-los.

*Com informações da Reuters