Mercados

Por que as ações da Vale (VALE3) recuam nesta terça

02 maio 2023, 14:34 - atualizado em 02 maio 2023, 14:39
Vale
Vale sente baque da contração na atividade industrial chinesa (Imagem: REUTERS/Brendan McDermid)

As ações da Vale (VALE3) recuavam 3,77%, cotadas a R$ 69,67, por volta das 13h35 do pregão desta terça-feira (2). A baixa não é isolada, o setor de mineração caía 3,73%.

De acordo com o estrategista chefe da RB Investimentos, Gustavo Cruz, a queda está associada à contração na atividade industrial chinesa.

Na sexta-feira (28), a China divulgou o índice de gerentes de compras (PMI Industrial), que caiu para 49,2 no mês passado, segundo dados do Escritório Nacional de Estatísticas. O número veio abaixo da marca de 50 pontos — antes em 51,9 —, o que indica contração na atividade.

A China também está com feriado em curso, o que diminui a liquidez dos papéis relacionados ao país, segundo Cruz.

Além disso, o dia é negativo para o principal índice da B3, o Ibovespa (IBOV). “Trata-se de um movimento de aversão ao risco generalizado”, diz o analista da Empiricus Research, Fernando Ferrer.

Mesmo diante desse cenário, ainda há uma boa assimetria para VALE3, avalia Ferrer. “A relação entre risco e retorno de investir em Vale hoje está bastante atrativa”, afirma.

Além de Vale, Ibovespa sofre

O Ibovespa (IBOV) caía 2,40%, a 101.925 pontos em meio a novas estimativas econômicas do Banco Central, enquanto investidores se preparam para mais uma Super Quarta, a terceira do ano.

O resgate do First Republic Bank pelo J.P. Morgan é mais um episódio importante do imbróglio bancário nos EUA. Com isso, o Comitê Federal de Mercado Aberto (Fomc), do Federal Reserve, inicia outra reunião para definição de juros após mais uma falência de um banco, repetindo o que aconteceu em março.

Na zona do euro, será anunciada a decisão da taxa de juros na quinta-feira (4). Analistas esperam por uma alta da taxa.

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram
Editora-assistente
Editora-assistente no Money Times e graduada em Jornalismo pela Unesp - Universidade Estadual Paulista. Entrou para a área de finanças e investimentos em 2021.
giovana.leal@moneytimes.com.br
Linkedin
Editora-assistente no Money Times e graduada em Jornalismo pela Unesp - Universidade Estadual Paulista. Entrou para a área de finanças e investimentos em 2021.
Linkedin
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar