Por que ações da Alpargatas (ALPA4) disparam 17% nesta segunda (22)?
As ações da Alpargatas (ALPA4) dispararam 17,41%, a R$ 10,52, no pregão desta segunda-feira (22). O movimento veio após controladores da companhia enviarem uma oferta pública voluntária para compra de até 32 milhões de papéis.
A MS Alpha Participações — instituição controlada pelo Alpa Fundo de Investimento e Cambuhy Alpa Holding, da família Moreira Salles — propõem pagar R$ 10,50 por ativo. “A ação está caminhando no sentido da oferta”, diz a analista da Empiricus Research, Larissa Quaresma.
A proposta permanece válida por 30 dias, com prazo final em 21 de junho. A oferta tem como objetivo viabilizar o aumento da participação societária do Grupo MS na Alpargatas.
-
- Quem tem medo do Leão? O Money Times disponibilizou o guia do Imposto de Renda 2023 como cortesia a todos os leitores. Retire o seu exemplar aqui e veja as melhores dicas para fugir da malha fina.
A analista da Empiricus explica que, ao realizar a aquisição, a família Moreira Salles terá uma participação de cerca de cinco pontos percentuais maior na companhia, via preferenciais.
O movimento não altera o poder de voto, já que não há oferta pelas ações ordinárias, explica Quaresma. Do ponto de vista prático, “pouca coisa muda dentro da empresa”, diz.
Após a oferta, a analista espera uma provável redução marginal na liquidez da ação. Ainda assim, “ALPA4 deve continuar bem líquida”, afirma.
A Empiricus tem recomendação “neutra” para os papéis da Alpargatas. Os analistas da casa acreditam que a companhia deve continuar com desafios para gerar caixa no curto prazo, mas, por outro lado, o valuation já parece precificar isso.