Por que a XP segue otimista com Santos Brasil (STBP3)? Veja 2 pontos que sustentam o investimento
Na análise da XP Investimentos, as perspectivas para a Santos Brasil (STBP3) seguem positivas devido ao valuation atrativo dos papéis e ao forte momento de curto prazo.
O valuation para as ações da companhia, segundo os analistas, está em 7,5x para EV/Ebitda 2023.
Além disso, o cenário positivo para a Santos Brasil é apoiado pela consolidação dos fortes resultados do segundo trimestre de 2022.
A XP reitera a recomendação de compra para STBP3, com preço-alvo de R$ 9,00 — o que implica uma potencial alta de 11,7%, com base no fechamento do último mês.
Por que ainda acreditar em Santos Brasil?
Em relação ao setor portuário, os analistas destacam que o volume total do Porto de Santos melhorou 11% em julho deste ano, na comparação com 2021.
Os números mostram que o setor manteve um “patamar elevado e suportando um ambiente de alta utilização no porto”.
Em agosto, a Santos Brasil, com o Tecon Santos, terminal de contêineres da companhia, teve participação de mercado estável na comparação mensal, em 40%, enquanto a Brasil Terminal Portuário (BTP) passou de 35% para 39% e a DP World diminuiu sua participação, de 24% para 20%.
A Santos Brasil registrou aproximadamente 122 mil contêineres movimentados no mês passado — alta de 12% frente o mesmo período de 2021 —, refletindo as 107 mil unidades movimentada pelo Tecon Santos.
Os analistas ainda ponderam uma contínua performance fraca do Tecon Vila do Conde — com volume de cerca de 9 mil unidades movimentadas, queda de 21% —, e a melhora no Tecon Imbituba — com 6 mil unidades, avanço 6%.
Além disso, o Terminal de Veículos (TEV) da Santos Brasil continuou apresentando bons resultados, com 27 mil veículos movimentados, alta de 86%, com utilização de capacidade em 91%.
Siga o Money Times no Facebook!
Curta nossa página no Facebook e conecte-se com jornalistas e leitores do Money Times. Nosso time traz as discussões mais importantes do dia e você participa das conversas sobre as notícias e análises de tudo o que acontece no Brasil e no mundo. Siga agora a página do Money Times no Facebook!
Disclaimer
O Money Times publica matérias informativas, de caráter jornalístico. Essa publicação não constitui uma recomendação de investimento.