Por que a Petrobras (PETR4) recua nesta segunda (15), apesar da alta do petróleo?
As ações da Petrobras (PETR3; PETR4) operavam em queda nesta segunda-feira (15). Por volta das 11h40, os papéis recuavam 2,5% e 2,9%, respectivamente.
O movimento de queda acontece na contramão do petróleo Brent, referência para as petroleiras brasileiras, que subia 1,74% hoje, negociado a US$ 74,46.
O Ruy Hungria, analista da Empiricus Research, destaca que a queda das ações acontece na esteira da notícia de que a diretoria da Petrobras vai analisar alterações na política de precificação de combustíveis nesta semana.
- Quem tem medo do Leão? O Money Times disponibilizou o guia do Imposto de Renda 2023 como cortesia a todos os leitores. Retire o seu exemplar aqui e veja as melhores dicas para fugir da malha fina.
No domingo (14), a petroleira divulgou uma nota ao mercado, esclarecendo que “está discutindo internamente alterações em suas Políticas de Preço para diesel e gasolina”.
A estatal afirmou que essas alterações serão analisadas pela Diretoria Executiva da Companhia no início desta semana e poderá resultar em uma nova estratégia comercial para definição de preços de diesel e gasolina.
Para Ruy Hungria, não é possível antecipar se a mudança na política de preços será muito drástica e nem o quanto isso pode afetar a lucratividade da Petrobras.
Apesar disso, o mercado “já está aproveitando para reduzir a exposição aos papéis, especialmente depois da forte alta na semana passada”, explica o analista.
Os papéis da companhia (PETR4) tiveram uma alta de 5% na última semana, em meio à divulgação dos resultados da petroleira e anúncio de dividendos.