Por que a Movida (MOVI3) “comeu poeira” na disputa contra a Localiza (RENT3) e o que esperar das ações
Na corrida pela liderança do mercado de locação de veículos leves no Brasil, duas empresas mantêm uma larga vantagem em relação aos demais concorrentes — Movida (MOVI3) e Localiza (RENT3). Entretanto, entre elas mesmas, a distância também vem aumentando nos últimos anos, com a primeira perdendo um espaço considerável para a segunda.
Ao analisar os números de cada uma, chama a atenção o comportamento bem diferente das duas empresas na bolsa.
No último ano, o tombo da Movida na B3 é de mais de 56%, considerando o fechamento de segunda-feira (06), perdendo mais da metade de seu valor de mercado nos últimos 12 meses. Enquanto isso, a Localiza permaneceu praticamente estável e subiu 1,34% no mesmo período.
Ainda que analistas e gestores estejam otimistas com o setor como um todo, eles acham importante destacar que a discrepância dos números é explicada, basicamente, pelas estratégias bem diferentes adotadas pelas duas empresas.
Afinal, as empresas optaram por seguir em direções opostas no negócio. Desse modo, apesar de terem sido igualmente ousadas, a aposta da Movida fez a companhia “comer poeira” na corrida das locadoras na B3.
Por sua vez, a estratégia singular da Localiza pode assegurar um lugar de destaque no coração dos analistas como a ação favorita entre as locadoras de automóveis.