Por que a Latam venderia a sua unidade brasileira para a Azul?
Muito se falou nessa semana sobre uma possível compra da Latam pela Azul (AZUL4), mas por que a Latam venderia a sua unidade brasileira?
De acordo com o Bradesco BBI, uma fusão completa parece muito complexa e exigiria um acordo muito abrangente entre os acionistas controladores.
Por outro lado, na visão do analista Victor Mizusaki, uma solução simples seria a venda da Latam brasil para a Azul.
Ele afirmou que desde a conclusão da fusão LAN-TAM em 2012, a Latam Brasil tem apresentado desempenho inferior ao das operações anteriores.
“A Azul poderia emitir 430 milhões de ações para adquirir a Latam por aproximadamente US $ 1,9 bilhão. A Latam garantiria sua exposição ao Brasil com uma parceria com a Azul, e a empresa também poderia vender essa participação ou levantar caixa, se necessário”, afirmou no relatório.
Além disso, a empresa poderia ser facilmente reestruturada para aumentar o valor patrimonial, já que os contratos de arrendamento de aeronaves são registrados no Chile, proporcionando flexibilidade para ajustar o tamanho da frota e reduzir a alavancagem no Brasil; se as negociações com os pilotos e o sindicato dos tripulantes falharem, a Latam reduzirá sua força de trabalho.
Para a Azul, a empresa alcançaria uma participação de mercado doméstico de 62% (ante 25%) e aumentaria sua presença em aeroportos restritos no Brasil (por exemplo, aeroportos de Congonhas e Santos Dumont), concluiu Mizusaki.
Assim, na visão do Bradesco BBI, a recomendação ainda é de venda para as ações da Latam, já que ainda não há previsão para nenhuma conclusão do negócio. Por outro lado, a recomendação é de compra para os papéis da azul, com preço-alvo de R$ 23, potencial de valorização de 7%.