Coluna do Market Makers

Por que a Bolsa no Brasil tem tudo para se tornar irrelevante

18 maio 2023, 15:38 - atualizado em 18 maio 2023, 15:38
B3-Ibovespa-Mercados-Ações
 “O futuro está na tecnologia aplicada às indústrias existentes” (Imagem: Patricia Monteiro/Bloomberg)

“Nascer no Brasil é destino. Investir no Brasil é opção”.

Essa foi uma das últimas lições que Roberto Vinháes nos trouxe no riquíssimo episódio do Market Makers da semana passada.

Vinháes é um pioneiro do mercado de capitais no Brasil. Ainda nos anos 1980 fundou a IP Capital Partners, primeira gestora independente do Brasil, e uma das principais do mercado até hoje.

Por lá também foi um dos primeiros a conseguir vencer o viés caseiro e fazer investimentos no exterior. Hoje baseado em Portugal, fundou e é investidor da Nextep, casa voltada exclusivamente para os investimentos globais.

Os argumentos qualitativos de Vinháes para investir fora do Brasil são bastante fortes. “O futuro está na tecnologia aplicada às indústrias existentes”, diz.

“Não vejo isso acontecendo no Brasil. Não vejo a chance de um Chat GPT acontecer no Brasil. Não vejo uma vacina contra a covid, na velocidade que aconteceu, surgindo no Brasil”, completou.

Por mais patriota que você seja, não pode negar que Vinháes está certo. O Brasil tem, sim, empresas boas listadas, é óbvio, mas no seu coração seguem as commodities e os bancões. Vale, Petrobras, Itaú e Bradesco são, sozinhas, nada menos que 36% do índice Ibovespa.

Empresas disruptoras e líderes tecnológicos são…

Clique aqui para continuar lendo o texto

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram
Leia mais sobre:
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar