Por onde começar a investir com R$ 5 mil? Educador financeiro Luciano Fernandes responde
O mundo dos investimentos não tem nenhuma receita e muito menos uma fórmula para dar certo. Mas se há uma certeza é a de que o investidor precisa saber o que está fazendo. Começar a investir o quanto antes garante mais retorno e independência financeira.
Com a popularização da bolsa de valores no Brasil, e consequentemente cada vez mais pessoas começando nesse mercado, uma grande parcela que entra sem conhecimento perde dinheiro, avalia o educador financeiro Luciano Fernandes.
“Pessoas com esse perfil colocam a culpa no mercado financeiro. Isso acaba criando uma falsa imagem sobre começar a investir”, afirma o especialista.
Portanto, o ideal é começar a investir da maneira mais estratégica. Luciano traçou uma plano para quem vai começar aplicando R$ 5 mil.
Colchão financeiro
O ideal sempre é ter primeiro o seu colchão de emergência, aquele valor reservado para cobrir alguma eventual emergência financeira no meio do caminho.
“Para esse colchão, o melhor investimento são ativos de renda fixa que tenham segurança e liquidez diária. O Tesouro Selic é um ótimo exemplo. É o investimento mais seguro do país e você pode retirar o dinheiro a qualquer momento”, explica.
Outra boa opção de investimento, segundo ele, é o Tesouro IPCA +, um investimento de renda fixa seguro e mais focado no longo prazo.
Esse investimento protege seu dinheiro da inflação , pois rende sempre 3%, 4% ou 5% (dependendo de quanto estiver pagando no momento), acima do IPCA. É uma das melhores opções a longo prazo, mas tem uma questão muito importante.
“Para quem está começando, é fundamental deixar o dinheiro investido até a data de vencimento, caso contrário, pode acabar perdendo dinheiro. Nunca invista em algo que você não sabe como funciona” enfatiza o educador financeiro.
Siga o Money Times no Facebook!
Curta nossa página no Facebook e conecte-se com jornalistas e leitores do Money Times. Nosso time traz as discussões mais importantes do dia e você participa das conversas sobre as notícias e análises de tudo o que acontece no Brasil e no mundo. Siga agora a página do Money Times no Facebook!
Disclaimer
O Money Times publica matérias informativas, de caráter jornalístico. Essa publicação não constitui uma recomendação de investimento.