Finanças Pessoais

Por onde começar a investir com R$ 5 mil? Educador financeiro Luciano Fernandes responde

10 set 2022, 7:00 - atualizado em 09 set 2022, 16:05
Luciano Fernandes
“Se você não souber cuidar do seu dinheiro, alguém vai cuidar e cobrar taxa por isso”, alerta o educador financeiro Luciano Fernandes, a quem quer começar a investir. (Imagem: Divulgação)

O mundo dos investimentos não tem nenhuma receita e muito menos uma fórmula para dar certo. Mas se há uma certeza é a de que o investidor precisa saber o que está fazendo. Começar a investir o quanto antes garante mais retorno e independência financeira.

Com a popularização da bolsa de valores no Brasil, e consequentemente cada vez mais pessoas começando nesse mercado, uma grande parcela que entra sem conhecimento perde dinheiro, avalia o educador financeiro Luciano Fernandes.

“Pessoas com esse perfil colocam a culpa no mercado financeiro. Isso acaba criando uma falsa imagem sobre começar a investir”, afirma o especialista.

Portanto, o ideal é começar a investir da maneira mais estratégica. Luciano traçou uma plano para quem vai começar aplicando R$ 5 mil.

Colchão financeiro

O ideal sempre é ter primeiro o seu colchão de emergência, aquele valor reservado para cobrir alguma eventual emergência financeira no meio do caminho.

“Para esse colchão, o melhor investimento são ativos de renda fixa que tenham segurança e liquidez diária. O Tesouro Selic é um ótimo exemplo. É o investimento mais seguro do país e você pode retirar o dinheiro a qualquer momento”, explica.

Outra boa opção de investimento, segundo ele, é o Tesouro IPCA +, um investimento de renda fixa seguro e mais focado no longo prazo.

Esse investimento protege seu dinheiro da inflação , pois rende sempre 3%, 4% ou 5% (dependendo de quanto estiver pagando no momento), acima do IPCA. É uma das melhores opções a longo prazo, mas tem uma questão muito importante.

“Para quem está começando, é fundamental deixar o dinheiro investido até a data de vencimento, caso contrário, pode acabar perdendo dinheiro. Nunca invista em algo que você não sabe como funciona” enfatiza o educador financeiro.

Siga o Money Times no Facebook!

Curta nossa página no Facebook e conecte-se com jornalistas e leitores do Money Times. Nosso time traz as discussões mais importantes do dia e você participa das conversas sobre as notícias e análises de tudo o que acontece no Brasil e no mundo. Siga agora a página do Money Times no Facebook!

Disclaimer

Money Times publica matérias informativas, de caráter jornalístico. Essa publicação não constitui uma recomendação de investimento.

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram
Repórter
Repórter de renda fixa do Money Times e Editor de agronegócio do Agro Times desde 2019. Antes foi Apurador de notícias e Pauteiro na Rede TV! Formado em Jornalismo pela Universidade Paulista (UNIP) e em English for Journalism pela University of Pennsylvania. Motivado por novos desafios e notícias que gerem valor para todos.
lucas.simoes@moneytimes.com.br
Linkedin Instagram Site
Repórter de renda fixa do Money Times e Editor de agronegócio do Agro Times desde 2019. Antes foi Apurador de notícias e Pauteiro na Rede TV! Formado em Jornalismo pela Universidade Paulista (UNIP) e em English for Journalism pela University of Pennsylvania. Motivado por novos desafios e notícias que gerem valor para todos.
Linkedin Instagram Site
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar