Mercados

Por incertezas, XP recomenda cautela a investidores após tragédia da Vale

28 jan 2019, 10:31 - atualizado em 28 jan 2019, 10:31

As ações da Vale (VALE3) operam em queda superior a 17% neste pregão, em reflexo da tragédia de Brumadinho, em Minas Gerais.

Diante da tragédia, a XP Investimentos publicou nota nesta segunda-feira (28), sugerindo cautela aos investidores, “à medida que uma série de incertezas em relação ao impacto permanecem”.

Os analistas destacam o fato de não se saber ao certo três pontos: o tamanho dos processos e bloqueios judiciais; o impacto das operações no curto prazo, com possível parada para revisão generalizada e; impacto da produção de médio prazo.

“A produção atual deve ter impacto limitado – a mina Feijão, parte do complexo Paraopeba, no sistema Sul da Vale, representa nas nossas estimativas aproximadamente 1,5-2,5% da produção de minério da Vale”, ressaltam os analistas.

Outras análises

Neste cenário, a Terra Investimentos encerrou a recomendação de compra para as ações na carteira semanal Top 5 de curto prazo, devido ao “lamentável acidente na barragem da Vale”.

Em relatório enviado a clientes nesta segunda-feira (28), o Macquarie Capital acredita que, poe ser a “segunda explosão de barragem ligada à Vale”, devem ocorrer “remediações mais rigorosas e penalidades mais duras”.