CryptoTimes

Ponte da Avalanche (AVAX) anuncia suporte para Bitcoin (BTC)

22 mar 2022, 16:18 - atualizado em 22 mar 2022, 16:19
Blockchain Avalanche AVAX
A novidade permitirá que os investidores dos protocolos DeFi da rede de contratos inteligentes utilizem seus bitcoins. (Imagem: Crypto Times)

Bridge, o protocolo de ponte entre blockchains da rede Avalanche (AVAX), anunciou nesta terça-feira (22) que irá adicionar suporte à rede do Bitcoin (BTC).

A novidade permitirá que os investidores dos protocolos de finanças descentralizadas (DeFi) da rede de contratos inteligentes utilizem seus bitcoins.

Segundo perfil oficial da Avalanche no Medium, ao expandir o suporte ao Bitcoin, o Avalanche Bridge desbloqueará um ativo de “trilhões de dólares que ainda precisa se unir totalmente aos aplicativos de cultura DeFi e Web3 na escala da demanda do usuário.”

A rede da Avalanche vem crescendo em valor total travado dentro de seu ecossistema. Segundo o site de análises Defillama, a Avalanche já conta com U$ 10,6 bilhões travados em seus protocolos de finanças descentralizadas (DeFi), um aumento de 4,57% em um período de sete dias.

Seu token nativo, Avax, também vem se destacando, e tem um aumento de 23,15% no mesmo período. A utilidade do criptoativo é de pagar taxas de rede e governança – ou seja, poder votar em certas decisões da comunidade por meio do staking.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Como funciona um protocolo de ponte no Blockchain?

Um protocolo de ponte é um sistema que permite o uso de um criptoativo em diferentes redes de contratos inteligentes que não são totalmente compatíveis.

O protocolo cria uma espécie de ponte entre dois blockchains, com o intuito de passar um criptoativo para o outro. O criptoativo é travado no blockchain de origem, e gerado sinteticamente no blockchain de destino. O preço é colateralizado pelo travamento do criptoativo original.

O usuário que queira voltar seus criptoativos para o blockchain de origem podem fazer o mesmo caminho contrário. O ativo sintético será destruído, e os ativos originais destravados do protocolo de ponte.

Esses protocolos são usados para facilitar a usabilidade do usuário entre diferentes redes blockchains, e permitir que o investidor utilize todas as redes existentes com os mesmos ativos se desejar.