Polygon (MATIC) anuncia data para lançar nova tecnologia disruptiva: a “zkEVM”
A Polygon (MATIC), empresa que constrói ferramentas para blockchains, anunciou a data de lançamento de um de seus novos produtos: a zk-EVM. Trata-se de um mecanismo que ainda não existe no mercado e que busca deixar as transações na rede Ethereum (ETH) mais rápidas e baratas.
A data de lançamento da rede principal, ou “Mainnet” em inglês, está prevista para 27 de março. A tecnologia comprime as informações da Ethereum fora da blockchain, validando todas elas e devolvendo para a rede. Como resultado, tem-se um aumento da rapidez na confirmação de pagamentos.
A Polygon possui diversos produtos de soluções em blockchain, inclusive sua própria, que utiliza o token nativo nativo MATIC como moeda de troca na rede.
A zk-EVM da Polygon trata-se de uma solução de segunda camada – já que traz as confirmações de pagamentos para uma camada acima da blockchain – e é compatível com a rede Ethereum. Esse conjunto de características não existe no mercado ainda.
Igor Costa, analista da Mercurius Crypto, comenta em suas redes sociais que a novidade reforça o nível técnico do time. Além disso, também realça a ambição de sair na frente, possibilitando que esse novo ecossistema comece criar efeito rede na frente dos outros.
“Mas e se algo der errado? De cara isso pode quebrar a confiança do projeto com o mercado, além de por em xeque a maneira como a Polygon planeja escalar a Ethereum: principalmente através de ZK-Rollups. Também pode forçar o time a repensar seu planejamento, atrasando o roadmap dos outros produtos”, complementa.
Conforme o site da empresa, a Polygon zkEVM passou por testes de estresse em sua rede de testes e também por meio de um “processo exaustivo de auditoria.”
“Nas próximas semanas, a Polygon Labs divulgará mais detalhes sobre o Mainnet Beta. A segurança é a prioridade mais alta, e é por isso que o Polygon zkEVM passou por uma série de testes e auditorias. Usuários e desenvolvedores podem esperar total transparência sobre as medidas de segurança que protegerão a comunidade Ethereum durante o Mainnet Beta”, diz a empresa em comunicado.
O token Matic avança 4,4% nas últimas 24 horas e acumula ganhos de 67% desde o início do ano, segundo dados do CoinMarketCap.