Olavo de Carvalho: Políticos e personalidades reagem à morte do guru de Bolsonaro
O escritor Olavo de Carvalho morreu na noite desta segunda-feira (24), nos Estados Unidos, aos 74 anos de idade. A causa da morte de Carvalho não foi divulgada ainda.
Carvalho, um bolsonarista convicto, teve sua morte confirmada em seus perfis das redes sociais, nas quais ele era bastante ativo — em especial no Twitter.
Após a morte do escritor, diversas personalidades e políticos usaram suas redes para lamentar e prestar seu luto. O presidente Jair Bolsonaro (PL) publicou uma homenagem a Carvalho em seu perfil no Twitter.
“Nos deixa hoje um dos maiores pensadores da história do nosso país, o filósofo e professor Olavo Luiz Pimentel de Carvalho. Olavo foi um gigante na luta pela liberdade e um farol para milhões de brasileiros”, escreveu.
– Nos deixa hoje um dos maiores pensadores da história do nosso país, o Filósofo e Professor Olavo Luiz Pimentel de Carvalho.
– Olavo foi um gigante na luta pela liberdade e um farol para milhões de brasileiros. Seu exemplo e seus ensinamentos nos marcarão para sempre.
— Jair M. Bolsonaro (@jairbolsonaro) January 25, 2022
Faleceu Olavo de Carvalho. Uma pessoa especial. Opiniões fortes. Personalidade forte. Trouxe luz sobre diversos temas considerados tabu. Soube travar o bom combate. Jamais fugiu da polêmica. Perdemos um grande brasileiro. Descanse em paz. Fique com Deus. Meu eterno abraço.
— Ricardo Salles (@rsallesmma) January 25, 2022
Conheci o Professor Olavo de Carvalho de forma espontânea em 2012, em seu programa de rádio, e imediatamente passei a admirá-lo por seu vasto conhecimento, bom humor e, principalmente, por sua coragem.
— Carlos Bolsonaro (@CarlosBolsonaro) January 25, 2022
https://twitter.com/felipeneto/status/1485843530731896832
“As portas do espírito só se abrem à perfeita sinceridade de propósitos.”
Olavo de Carvalho
Que Deus, em sua infinita bondade, o acolha e conforte sua família, amigos e alunos. Descanse em paz!— Tarcísio Gomes de Freitas (@tarcisiogdf) January 25, 2022
Com tristeza recebi a notícia da perda desse grande brasileiro, o filósofo Olavo de Carvalho. Homem admirável, à frente do seu tempo e que fez muito pelo país. Tive a felicidade de visitá-lo na sua casa, na Virgínia, USA. Meus sentimentos aos familiares, alunos e fãs do Olavo. pic.twitter.com/OjWUE9pgp5
— Luciano Hang (@LucianoHangBr) January 25, 2022
Professor Olavo de Carvalho. Que Deus o tenha e conforte toda a família nesse momento. Muito triste perder esse gigante. Nunca vamos esquecê-lo. 🙏
— Arthur Weintraub (@ArthurWeint) January 25, 2022
Morreu Olavo de Carvalho. Sem vacina. Com COVID.
— Ivan Valente (@IvanValente) January 25, 2022
O Brasil perde um de seus gigantes, mas sua obra continuará VIVA.
Estará para sempre na mente e no coração do nosso povo, professor. Gratidão.
Minha solidariedade à Roxane e família. Que Nosso Senhor console seus corações e dos milhões de brasileiros que aprenderam a amá-lo. pic.twitter.com/TDvRg3vd3w
— Carla Zambelli (@Zambelli2210) January 25, 2022
Acabo de ler a notícia da morte de Olavo de Carvalho. Meus sentimentos a Roxane e demais familiares, meus sentimentos também a todos os seus alunos e seguidores. Tive a honra de conhecê-lo e constatar sua inteligência diferenciada. Grande perda!
— Janaina Paschoal (@JanainaDoBrasil) January 25, 2022
Amor, ódio, repulsa, adoração, enfim… escolha a palavra que melhor te convém. A única, porém, que não combinava com Olavo de Carvalho era "indiferença". Não à toa, influenciou de apoiadores a opositores na política e na direita brasileira.
Meus sentimentos à família e amigos. https://t.co/poJDZRPuQG
— Felipe Camozzato (@felipecamozzato) January 25, 2022
Morte não se comemora. Nunca. Nem de figura abjeta q influenciou milhões com discurso anti vacina e difundiu fakenews q levaram muitos a minimizar a pandemia. Lamento pelos q perderam suas vidas por acreditar nessas mentiras.#vacinassalvamvidas#vacinassaoseguras#aterraéredonda
— Jandira Feghali 🇧🇷🚩 (@jandira_feghali) January 25, 2022
Com muita tristeza recebo a notícia do falecimento do Prof. Olavo de Carvalho, arauto que há anos nos anunciava os perigos do comunismo e de como combatê-lo. A sua esposa Roxane, filhos e netos deixo meu mais sincero abraço e oro para que Deus os conforte neste momento de dor! pic.twitter.com/4fiP0n3GG6
— Damares Alves (@DamaresAlves) January 25, 2022
O Brasil perde o professor Olavo, o homem que despertou e sacudiu milhões de brasileiros. Filosofia, religião, política,literatura, e muito mais em seus livros e suas aulas.Dono de um temperamento forte e de um grande coração. Deixa um legado e uma saudade imensos. pic.twitter.com/pi6SsCntlT
— Bia Kicis (@Biakicis) January 25, 2022
Noticiada a morte de Olavo de Carvalho, 74, nos EUA. O "guru" da extrema-direita foi diagnosticado com Covid há uma semana. Toda morte nos indaga a respeito da vida – de quem se foi, de quem fica. Negacionismo científico não é saudável. Pensamento livre não nutre intolerância.
— Chico Alencar ☀️ (@depchicoalencar) January 25, 2022
Menos um entrave ao crescimento espiritual da humanidade no mundo; menos um inimigo da democracia; menos um inimigo da diversidade humana; menos um inimigo da verdade; menos um inimigo da justiça.
— Jean Wyllys (@jeanwyllys_real) January 25, 2022
Partiu o filósofo Olavo De Carvalho. Seus ensinamentos e sua luta na defesa de liberdade permanecerão para sempre. Que Deus o receba em toda a sua bondade e conforte o coração de sua família. Obrigado, Professor. 🙏 pic.twitter.com/BlFYuCdDyO
— Onyx Lorenzoni 🇧🇷 (@onyxlorenzoni) January 25, 2022
Não comemoro a morte, comemoro vacina. Comemoro a vida!
— Zélia Duncan 🏳️🌈 (@zeliaduncan) January 25, 2022
– Que Deus o receba na sua infinita bondade e misericórdia, bem como conforte sua família.
Via @jairbolsonaro— Helio Lopes (@depheliolopes) January 25, 2022
Que dia triste! Lamento profundamente o falecimento do professor e filósofo Olavo de Carvalho. É inegável seu legado para o conservadorismo no Brasil e no mundo. Um homem brilhante. Que Deus conforte os corações de seus familiares e o receba no Reino Eterno. Vá em paz, professor!
— Carlos Jordy (@carlosjordy) January 25, 2022
Quem leu uma obra de Olavo de Carvalho sabe que ele era um homem à frente do nosso tempo, mt além do barulho supérfluo das redes sociais. #RIP 🙏🌹Comentários que carregam ódio hj são a demonstração mais concreta do impacto fulminante de seu trabalho contra a miséria intelectual.
— Ana Paula Henkel (@AnaPaulaVolei) January 25, 2022