Político com salário de professor: Conheça proposta de redução do salário de deputados e senadores
A deputada federal Duda Salabert (PDT-MG) apresentou um projeto de lei (PL 2735/2023) que estabelece que os políticos devem receber o piso nacional dos professores da educação básica durante três meses do ano.
O projeto de Salabert vale para deputados federais, senadores, ministros de Estado, ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), ministros do Superior Tribunal de Justiça (STJ), presidente e vice-Presidente da República.
No momento, o piso nacional dos professores é de R$ 4.420,55, enquanto deputados, senadores e ministros do Supremo recebem R$ 41.650,92 por mês.
No projeto de lei, Salabert afirma que a discrepância entre os salários dos políticos e dos professores é um reflexo da desigualdade social existente na sociedade brasileira.
“A proposta de igualar os salários durante determinada época do ano é uma maneira de abordar essa disparidade, mostrando um comprometimento em combater as desigualdades e criar condições mais justas principalmente para os profissionais da educação que deveriam ser uma prioridade no investimento público”, diz no documento.
A deputada mineira ainda defende que o dinheiro economizado com a medida seja investido na educação. O projeto de Salabert foi apresentado à Mesa Diretora da Câmara na semana passada.
Para virar lei, a proposta precisa ser aprovada pelas comissões temáticas da Câmara e depois seguir para o plenário da Casa, onde precisará do apoio da maioria simples dos deputados. Ou seja, a maioria dos votantes, desde que presentes mais da metade dos deputados.