Até corte de impostos por Trump pode impulsionar inflação nos EUA, diz analista da Empiricus
As decisóes de Donald Trump na presidência dos Estados Unidos podem impactar na inflação e nos juros, gerando maior volatilidade no mercado, disse Enzo Pacheco, analista da Empiricus Research no Giro do Mercado desta quinta-feira (9).
Segundo Pacheco, um dos principais receios é de que, apesar da desaceleração esperada da economia americana, a inflação continue pressionada. Isso pode impedir o Federal Reserve (Fed) de realizar cortes mais significativos nos juros norte-americanos.
O analista ainda aponta que Jerome Powell, presidente do Fed, esta em uma posição difícil. Para Pacheco, as medidas consideradas favoráveis para as empresas do país, como o corte de impostos e redução de regulamentação, podem impulsionar a inflação tanto quanto o aumento de tarifas para produtos importados, especialmente os chineses.
Pacheco considera improvável um movimento de alta de juros pelo Fed, enxergando uma maior chance do Banco Central americano mantê-las nos patamares atuais por mais tempo.
Para ele, a decisão de manter os juros em patamares historicamente altos afetaria especialmente as empresas de menor valor de mercado nas bolsas dos Estados Unidos, pela maior dependência do crédito para continuar investindo em crescimento de suas operações.