Internacional

‘Exemplo a se evitar’; veja como atuação do Banco Central é avaliada na Colômbia

23 ago 2024, 16:46 - atualizado em 23 ago 2024, 16:46
mauricio-villamizar-banco-central-colombia
Política monetária do Brasil é um exemplo a se evitar, afirma diretor do Banco Central da Colômbia (Imagem: Reprodução/Youtube)

O diretor do Banco de la República (Banco Central da Colômbia), Mauricio Villamizar, afirmou que erros cometidos pelo Banco Central brasileiro são alertas para a Colômbia.

Durante o evento de lançamento da Revista Economia Colombiana, na quinta-feira (22), Villamizar criticou a decisão brasileira de iniciar um ciclo de cortes nas taxas de juros, para depois voltar atrás, segundo relato da agência Bloomberg.

  • Leia também: Inteligência Artificial que ‘faz pix’? Robô automatizado pode gerar ganhos de até R$ 238 por dia; entenda

O diretor explica que as reduções de juros que não parecem sustentáveis ​​podem resultar em um aumento nas taxas ao longo prazo.

“O Brasil não apenas interrompeu seus cortes de juros, como o Peru e o México também fizeram, mas espera-se que inverta o curso e comece a aumentar as taxas de juros”, argumentou. “Queremos evitar esta situação”.

O Banco Central do Brasil iniciou o corte na taxa de juros em agosto de 2023, diminuindo de 13,25% para 12,75%. Contudo, o aumento nos preços aos consumidores e a deterioração das expectativas inflacionárias resultaram na interrupção destes cortes em junho, quando a Selic permaneceu em 10,5%.

Já o Banrep, que vem sendo pressionado pelo presidente colombiano, Gustavo Pedro, para reduzir a taxa de juros, iniciou os cortes em dezembro de 2023. O Banco Central colombiano diminuiu 0,25 ponto percentual em seu primeiro corte, reduzindo a taxa básica de 13,25% para 13%.

Durante a última reunião do comitê, no dia 31 de julho, o conselho do BC da Colômbia reduziu o juros em 0,5 ponto percentual, a 10,75%. “Nem sempre o que corre mais rápido chega antes”, afirmou o diretor em seu discurso.

Até o momento, o BC ainda não se pronunciou sobre a declaração de Villamizar.

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram
Estagiária de Redação
Estudante da área de comunicação, cursando Jornalismo na Faculdade Cásper Líbero. Ingressou no Money Times em 2024 como estagiária.
marcela.malafaia@moneytimes.com.br
Linkedin
Estudante da área de comunicação, cursando Jornalismo na Faculdade Cásper Líbero. Ingressou no Money Times em 2024 como estagiária.
Linkedin
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar