Polícia Federal prende operador de ‘Faraó dos bitcoins’; carros de até R$ 4 milhões apreendidos
A polícia federal fez na noite de quarta-feira (19) mais uma ação dentro da operação Kryptos, que investiga Glaidson Acácio dos Santos, conhecido como “Faraó dos Bitcoins“. Apelidada de operação Flanelinha, a ação desta semana tinha como alvo Arthur dos Santos Leite, um dos operadores do esquema de Glaidson.
Arthur, entre outras atividades, foi o responsável por, segundo a polícia federal, dissipar a frota de veículos que estavam em nomes de laranjas envolvidos na operação ilegal de Glaidson. Segundo as investigações, para desaparecer com automóveis de até R$ 4 milhões, Arthur devolvia os veículos ou até mesmo revendia, utilizando até advogados para as transações.
Cerca de 10 policiais federais cumpriram o mandado de prisão preventiva e de busca e apreensão expedidos pela 3ª Vara Federal Criminal do Rio de Janeiro e decorreram de um esforço conjunto entre a Polícia Federal e Ministério Público Federal.
A prisão ocorreu na Rodovia Niterói-Manilha, no momento em que o foragido se deslocava em direção à Região dos Lagos, e o mandado de busca e apreensão foi cumprido na residência do alvo, em Cabo Frio.
O investigado responderá pela prática dos crimes de operação sem autorização de instituição financeira, gestão fraudulenta, organização criminosa e apropriação indébita. Se condenado, poderá cumprir pena de até 40 anos de reclusão.
Prêmio Os + Admirados da Imprensa!
O Money Times é finalista em duas categorias do Prêmio Os + Admirados da Imprensa de Economia, Negócios e Finanças. O site concorre na categoria Canais Digitais e com o jornalista Renan Dantas na categoria Jornalistas Mais Admirados. Deixe seu voto aqui!