Internacional

Polícia do Reino Unido prende 10 ativistas do clima após protestos

05 out 2019, 15:37 - atualizado em 05 out 2019, 15:37
Sete mulheres e três homens foram presos durante protesto (Imagem: Reuters/Simon Dawson)

A polícia prendeu 10 ativistas de mudança climática em Londres antes de uma nova rodada de protestos planejada pelo grupo Extinction Rebellion na segunda-feira, informou a polícia.

Um fotógrafo da Reuters disse que viu a polícia usando um aríete para arrombar uma porta e entrar em um antigo prédio da corte que foi usado pela Extinction Rebellion para armazenar equipamentos.

Uma porta-voz da Polícia Metropolitana de Londres disse que sete mulheres e três homens foram presos por suspeita de conspiração por causar incômodo público.

A Extinction Rebellion disse que as prisões representaram uma “escalada de táticas preventivas por parte do governo e da polícia” e foi um sinal de que foi considerado um “movimento significativo” pelas autoridades.

“Pedimos que o governo concentre sua atenção e recursos na resposta às emergências climáticas e ecológicas que ameaçam a todos”, afirmou em comunicado, pedindo doações de equipamentos de cozinha e som, alimentos e tendas e outros itens para substituir o material apreendido neste sábado.

O grupo realizou 11 dias de protestos em Londres em abril, que interromperam o transporte público e as estradas.

Na quinta-feira, os ativistas da Extinction Rebellion usaram um carro de bombeiros para mangueira de líquido vermelho na sede do Ministério das Finanças britânico em Londres para chamar a atenção para o que eles disseram ser o fracasso do governo em evitar o desastre climático.

Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.