PMI na Alemanha despenca para mínima de 80 meses durante março
A indústria manufatureira na Alemanha apresentou o pior patamar em 80 meses, indicando a forte desaceleração corrente na maior economia da Zona do Euro, de acordo com o índice PMI de março.
O indicador caiu para 44,1 pontos no terceiro mês de 2019, pior do que a medição prévia de 44,7 pontos e com contração mais profunda do que a esperada pelos analistas. As novas ordens para a indústria relataram a maior queda desde abril de 2009.
“Tanto os novos pedidos quanto as exportações atualmente caem em uma taxa jamais vista desde a crise financeira global, com mais e mais empresas relatando demanda mais fraca ligada ao Brexit e as incertezas no comércio internacional, além de problemas na indústria automobilística e na demanda global mais fraca”, afirmou Phil Smith, economista do IHS Markit.
Zona do Euro em xeque
Em linha, o PMI da Zona do Euro caiu para 47,5 pontos em março. Em relação aos países do bloco, destaque positivo também para as medições de Itália, com 47,4 pontos (medição mais baixa em 70 meses), e para a França, com 49,7 pontos.
Vale lembrar que medição acima de 50 pontos indica expansão, e leitura abaixo dos 50 pontos mostra contração.
Confira press releases do IHS Markit: